COMANDANTE-GERAL DA PNA DESTACA IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTÍNUA PARA MELHORIA DOS RESULTADOS OPERACIONAIS

 


O Comandante-Geral da Polícia Nacional de Angola (PNA), Comissário-Geral Francisco Monteiro Ribas da Silva, destacou nesta quinta-feira, 03 de Abril de 2025, na província do Bengo, a relevância da formação contínua dos efectivos, em todos os níveis da corporação, como factor essencial para a obtenção de melhores resultados operacionais e para a garantia de uma segurança pública eficaz e ajustada às necessidades dos cidadãos.


A intervenção do Comissário-Geral foi feita durante a cerimónia de abertura do Ano de Instrução e Formação, Treinamento Policial e Educação Patriótica- 2025/2026,  (INSFORPOL), que teve lugar no Centro de Formação "Mártires da Môngua", no município do Ambriz.



Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762


Na ocasião, Francisco Ribas da Silva sublinhou que, a PNA tem como missão a realização de acções de prevenção e combate ao crime, investigação de ilícitos penais, garantia da segurança rodoviária, bem como a protecção e vigilância das fronteiras terrestres, marítimas e fluviais — funções que visam assegurar o normal funcionamento das instituições e a protecção dos cidadãos e dos seus bens.


Segundo o responsável máximo da corporação, "a realização contínua de acções operacionais inibe práticas criminosas, como o contrabando de combustíveis, a exploração ilícita de recursos minerais e a vandalização de bens públicos." O Comandante-Geral aproveitou ainda para apelar à colaboração da população: "Convidamos os cidadãos a colaborar com as forças policiais na garantia da segurança de todos, através da denúncia de actos ilícitos que ponham em causa a paz social", reforçou.


Comentando o lema da acção formativa deste ano, o dirigente afirmou que a PNA se assume como uma organização de aprendizagem permanente em todos os níveis, voltada para a preparação do efectivo com foco no saber fazer policial. "Os resultados são visíveis. Os dados do ano de instrução e formação 2024/2025 demonstram uma cultura crescente de formação e treinamento contínuo, algo que muito nos orgulha", destacou, ao referir-se também às metas traçadas no Plano Estratégico de Desenvolvimento da PNA 2023–2027, que visam a optimização da organização e funcionamento da corporação na vertente formativa.


A cerimónia contou ainda com uma exposição fotográfica, mostra de meios militares e desfile das forças policiais, nas suas diferentes especialidades e níveis de intervenção. Ao som de canções de bravura e determinação, os efectivos animaram a manhã de sol intenso no centro de instrução.


Estiveram presentes no acto o Governador Provincial para a Área Técnica, Edson Cruz, em representação da Governadora do Bengo, o 2.º Comandante-Geral da PNA, Comissário-Chefe Domingos Ferreira de Andrade, membros do Conselho Consultivo da PNA, das Forças Armadas Angolanas (FAA) e diversos convidados.


Siga o canal do Lil Pasta News clicando no link https://whatsapp.com/channel/0029Vb4GvM05Ui2fpGtmhm0a


Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários