A história do MPLA começa com o PLUAA e o PCA- JJ Hangalo



O (PCA) Partido Comunista Angolano foi um partido político criado em Luanda, em 12 de Novembro de 1955 agrupando, inicialmente, destacadas figuras do nacionalismo angolano, como Viriato Clemente da Cruz, Ilídio Machado, Mário António e António Jacinto, e, logo em seguida, Lúcio Lara, Mário Pinto de Andrade e Joaquim Pinto de Andrade. com o apoio do Partido Comunista Português. Os seus principais lideres foram os irmãos Mário Pinto de Andrade e Joaquim Pinto de Andrade. Em Dezembro de 1956 junta-se ao Partido da Luta Unida dos Africanos de Angola (PLUAA) para formar o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA).

O Partido da Luta Unida dos Africanos de Angola (PLUAA) foi um partido político angolano fundado em 1º de março de 1953 chefiado por Viriato Clemente da Cruz e Matias Miguéis. Foi o primeiro partido angolano a reivindicar a independência face a Portugal.


 Em Dezembro de 1956 junta-se ao Partido Comunista Angolano (PCA) para formar o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA).



Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762


O MPLA foi inicialmente, uma organização nacionalista de luta pela independência de Angola.


A articulação para fundação do MPLA deu-se, principalmente, no seio de duas organizações políticas: o Partido da Luta Unida dos Africanos de Angola (PLUAA), fundado em 1953 por Viriato Clemente da Cruz e Matias Miguéis, que operou incipiente até 1954 por falta de mobilização de massas, sendo ofuscado por outros grupos nacionalistas anticoloniais políticos e culturais que já operavam em Angola e em Portugal, e; o Partido Comunista Angolano (PCA), fundado em dezembro de 1955 como uma célula baseada em Luanda do Partido Comunista Português (PCP),  agrupando, inicialmente, destacadas lideranças do nacionalismo angolano, como Viriato da Cruz, Ilídio Machado, Mário António e António Jacinto,  e, logo em seguida, Lúcio Lara, Mário Pinto de Andrade e Joaquim Pinto de Andrade.


Siga o canal do Lil Pasta News clicando no link https://whatsapp.com/channel/0029Vb4GvM05Ui2fpGtmhm0a


Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários