Está a decorrer no Hospital Militar Principal/Instituto Superior (HMP/IS) o Programa de formação “Excelência em Medicina”, uma iniciativa das Forças Armadas Angolanas (FAA) que, com um grupo de médicos especialistas e professores de renome em vários áreas da Medicina, visa dotar os profissionais médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico e terapêutica de conhecimentos e competências, melhorando assim a qualidade da assistência médica a prestar nas unidades de saúde das FAA e também públicas, uma vez que no HMP/IS também estão médicos civis em formação. O HMP/IS é uma unidade hospitalar que tem uma existência em anos igual à da República de Angola e que é uma referência Nacional, onde já foram realizadas centenas de cirurgias complexas.
Este Programa de Formação é suportado pelo Estado Angolano, tem a duração prevista de cinco anos, é iniciativa da respectiva área das FAA e, previsivelmente, permitirá capacitar cerca de mil profissionais para actuarem na rede de saúde.
Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762
O Programa tem duas modalidades:
1 - Formação em Angola: com a vinda de equipas experientes, multidisciplinares, de várias especialidades médicas, que ministram formação teórica e prática aos profissionais do HMP/IS. Simultaneamente, essas equipas tratam pacientes, evitando que estes precisem de sair do país, com procedimentos realizados de acordo com as melhores práticas internacionais. Esta abordagem permite que os profissionais angolanos participem directamente nos procedimentos, sempre com a supervisão de formadores de referência, garantindo a segurança dos doentes;
2 - Formação no exterior: os profissionais farão estágios de 3, 6 ou 12 meses, conforme a programação individual, nas unidades hospitalares dos formadores, onde poderão assistir e participar em actos médicos. Depois dessa experiência internacional regressam a Angola mais preparados para executar os procedimentos no HMP/IS, sendo inicialmente acompanhados pelos formadores, garantindo maior precisão no diagnóstico e tratamento.
O Programa iniciou com a vinda da primeira equipa composta por especialistas de Urologia, Anestesia e instrumentação, e começou por avaliar doentes do foro urológico, discutir casos clínicos e realizar cirurgias diferenciadas.
A equipa é chefiada pelo Prof. Dr. Nuno Azevedo, Urologista com vasta experiência internacional em cirurgia minimamente invasiva (robótica, video-laparoscópica e endoscópica), sendo o coordenador do Programa de Formação “Excelência em Medicina” pela parte da parceria.
Desde o início da formação no HMP/IS, na Segunda-feira, já foram operados vários doentes, muitos com quadros clínicos complexos que exigiram a competência e experiência da equipa. Os médicos dos serviços de Anestesia, Bloco Operatório e Urologia do HMP participaram activamente em todas as intervenções, e todos os doentes estão bem. O recurso a técnicas inovadoras e minimamente invasivas melhora os resultados funcionais e facilita a recuperação – alguns já tiveram alta do HMP/IS e estão no domicílio.
Nesta semana, destaca-se a realização – sempre com a participação dos médicos do HMP/IS – de duas nefrectomias radicais de elevada complexidade (uma por video-laparoscopia e outra por abordagem anterior num tumor com mais de 20 centímetros e com quase 2 quilogramas), além de cirurgias endoscópicas da próstata (em doentes com cancro e hiperplasia) e cirurgias intra-renais endoscópicas com instrumentos flexíveis e fragmentação de cálculos com laser.
Esta é a mesma equipa internacional que, em 2023, realizou no HMP/IS cirurgias inovadoras em Angola, incluindo:
- A primeira nefrectomia radical video-laparoscópica;
- A primeira prostatectomia video-laparoscópica;
- A primeira cirurgia intra-renal endoscópica com laser avançado para tratamento de litíase renal.
Na próxima semana irá também decorrer formação em Neurocirurgia, mantendo-se a equipa de Urologia por mais uma semana. Posteriormente, virão equipas de várias especialidades, nomeadamente Ortopedia (especializadas em patologias do pé, ombro, joelho e anca), Cirurgia Vascular, Cirurgia Geral (com foco em técnicas minimamente invasivas), Endocrinologia, Oftalmologia, entre outras, totalizando 26 especialidades.
Em breve, 13 profissionais (entre médicos, enfermeiros e técnicos de diagnóstico e terapêutica) irão estagiar em hospitais portugueses. Esse intercâmbio ocorrerá de forma contínua, com grupos alternando entre Angola e o exterior.
A formação internacional começará pelos profissionais na fase final da especialização, para que possam candidatar-se aos exames de saída das suas especialidades. Assim, ao regressarem como especialistas, dotados de novas competências de diagnóstico e tratamento, estarão aptos a assumir responsabilidades nas unidades de saúde em construção e na formação da próxima geração de médicos do HMP/IS e de Angola.
Siga o canal do Lil Pasta News clicando no link https://whatsapp.com/channel/0029Vb4GvM05Ui2fpGtmhm0a
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação
0 Comentários