Os presidentes da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, e do Ruanda, Paul Kagame, reuniram-se, hoje, em Doha, Qatar, sob a mediação do Emir do Qatar. Esta é a primeira conversa direta entre os dois líderes desde que os rebeldes do M23 intensificaram sua ofensiva em janeiro.
A reunião ocorre num contexto de agravamento do conflito no leste da RDC, onde o M23 capturou as duas maiores cidades da região. Kinshasa acusa Kigali de fornecer armas e tropas aos rebeldes, enquanto o Ruanda afirma que suas forças agem em legítima defesa contra o exército congolês e milícias hostis a Kigali.
Durante o encontro, os presidentes reafirmaram seu compromisso com um cessar-fogo imediato e incondicional e concordaram em continuar as discussões para estabelecer uma paz duradoura. A reunião foi informal e não pretende substituir outros esforços existentes.
Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762
Este encontro marca uma mudança significativa na postura de Tshisekedi, que anteriormente havia recusado encontros diretos com Kagame, mesmo sob a mediação de terceiros. Em janeiro de 2023, por exemplo, Tshisekedi recusou-se a encontrar Kagame em Doha, apesar da insistência do Qatar.
A reunião de hoje representa um passo importante na busca por uma solução pacífica para o conflito na região dos Grandes Lagos, destacando a importância da mediação internacional e do diálogo direto entre os líderes envolvidos.
O conflito no leste do Congo tem raízes nas consequências do genocídio de Ruanda de 1994 e na competição pelos recursos minerais. A situação escalou rapidamente desde janeiro, com milhares de mortos e centenas de milhares de pessoas forçadas a abandonar as suas casas.
O estado árabe do Golfo, Catar, tem atuado como mediador em vários conflitos, tendo recentemente trabalhado com o Egito e os EUA para negociar um cessar-fogo entre Israel e o Hamas em Gaza, que colapsou mais cedo na terça-feira.
Reuters
Siga o canal do Lil Pasta News clicando no link https://whatsapp.com/channel/0029Vb4GvM05Ui2fpGtmhm0a
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação
0 Comentários