Zassala Toko Zandumba foi um dos grandes pilares da comunicação social angolana, sendo reconhecido como um dos fundadores dos conteúdos jornalísticos em línguas nacionais na Rádio Nacional de Angola (RNA) e na Televisão Pública de Angola (TPA).
Com formação em jornalismo, ciências políticas e contabilidade, iniciou a sua trajectória na Agência de Notícias Continental, no então Zaire (actual República Democrática do Congo), onde liderou a redação para a África Subsaariana.
Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762
Ao regressar a Angola, passou pela RNA antes de marcar definitivamente a história da televisão do país. Em 1985, tornou-se o primeiro rosto do noticiário em línguas nacionais na TPA, com a edição inaugural em Kikongo. O seu trabalho abriu caminho para a valorização e expansão da comunicação nas diversas línguas faladas pelo povo angolano.
Dotado de carisma, credibilidade e vasto conhecimento de cultura geral, Zassala Toko Zandumba destacou-se como um apresentador autêntico e comunicativo. Enquanto colega e amigo, ensinou-me o valor da frontalidade e da sinceridade no exercício do jornalismo.
Mais do que um profissional exemplar, ele foi uma verdadeira figura da manutenção da independência, contribuindo para a afirmação da identidade nacional através da informação.
Angola 50 anos, somos todos nós!
Por: Ladislau Fortunato
Jornalista / Realizador
16.01.2025
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação
0 Comentários