Em 2025, Angola comemora meio século de independência, um marco que representa cinquenta anos de trajetórias diversas, repletas de continuidades e rupturas, e decisões frequentemente desafiadoras. Embora cinquenta anos possam parecer um espaço curto na linha do tempo, este período foi um dos mais ricos da história de África e do mundo. Desde 1975, o cenário global passou por transformações profundas e muitas vezes imprevisíveis, como a queda do Bloco de Leste, a ascensão da China como potência global, a formação de um bloco europeu, e o fortalecimento da União Africana.
Neste contexto de reflexão, a Angola Research Network (ARN) convida todos os angolanistas, sejam membros ou não da rede, a submeterem propostas de comunicações e painéis para o IV Congresso Internacional de Angolanística, que ocorrerá em Lisboa no dia 18 de junho de 2025, nas instalações da Biblioteca Nacional de Portugal.
Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762
O Congresso abrangerá uma vasta gama de interesses, com uma diversidade de perspetivas e metodologias que incluem história, ciências sociais, políticas e jurídicas, humanidades, artes, música, culturas da diáspora angolana e relações internacionais, especialmente no contexto dos Grandes Lagos e da SADC. Propostas multidisciplinares que cruzem diferentes áreas do conhecimento e das interartes serão particularmente valorizadas.
A chamada para submissão de propostas estará aberta entre 15 de janeiro e 15 de março de 2025. Os interessados devem enviar uma proposta fundamentada, com um limite de 250 palavras, acompanhada de uma breve biografia académica (máximo de 100 palavras), além de um endereço de e-mail e telefone de contacto, incluindo WhatsApp. Todas as correspondências devem ser encaminhadas para angolaresearchnetwork@gmail.com.
Coorganizadores do evento: Filipe Santos e Rui Verde.
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação
0 Comentários