BNA anuncia extinção gradual de cheques até 2025



O BNA anunciou recentemente que o Sistema de Compensação de Cheques (SCC) registou, em Novembro, a compensação de apenas 320 cheques interbancários, totalizando 1,56 mil milhões kz, enquanto 6 256 cheques intrabancários foram arquivados no Arquivo de Cheques Intrabancários (ACI), soube o Mercado.

 

O volume total de cheques em circulação no SCC apresentou quebra de 17,5% quando comparado ao mês anterior e redução de 83% em termos homólogos. Entre Novembro de 2023 e Novembro de 2024, o número de cheques compensados no sistema caiu de 39 mil para 6,6 mil.

 

Os dados da Empresa Interbancária de Serviços (EMIS) mostram que apenas sete províncias realizaram operações com cheques em Novembro. Luanda liderou com 164 cheques, movimentando 1,08 mil milhões kz, seguida por Benguela, com 138 cheques e um valor de 363,3 milhões kz.

 

Cabinda completou o top 3, com sete cheques que totalizaram 69,9 milhões kz. Outras províncias registadas incluem Huíla e Lunda-Sul, com quatro cheques cada uma, movimentando 4,8 milhões e 24,3 milhões kz, respectivamente.

 

Bié e Huambo registaram apenas dois e um cheque, com valores de 13,1 milhões e 60 mil kz, respectivamente. Segundo o Banco Central, os dados indicam a redução na utilização de cheques no sistema financeiro angolano, reforçando a decisão do Banco Nacional de Angola (BNA) de descontinuar o instrumento de pagamento.

 

A partir de 31 de Dezembro de 2024, os cheques deixarão de ser emitidos, e, até 31 de Dezembro de 2025, serão completamente desactivados, deixando de ser aceites para operações bancárias, informou o BNA.

 

A substituição por métodos mais modernos, seguros e eficientes como o MCX Express, a RUPE e as transferências instantâneas, reflecte a mudança estrutural no comportamento dos consumidores e no sistema de pagamentos do País.


Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários