Nos dias de hoje é amplamente cultivada por muitas instituições procurando, mais do que o tema ou as ideias que expressa, realçar a forma e o domínio da oratória de quem a profere.
Estamos gratos a direção do IPAG-BENGO - INSTITUTO POLITÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO, pelo convite, onde apresentamos aos estudantes os 8 passaportes para o futuro.
1. Sabedoria: ter conhecimento traduz-se no acto de possuir informações, enquanto a sabedoria está na habilidade de utilizar tais o informações de maneira apropriada e eficaz… logo, utilizem todo conhecimento que colherem, ao serviço e bem da humanidade/ comunidade a que pertencem e além fronteiras.
2. Diligência: não tenham ilusões, porque, pois que, o que aprenderão nesta fase que se inicia será apenas uma das ferramentas, não a ferramenta. Um bom estudante tem de ser multifacético, pensar fora da caixa, desafiar-se sempre. É preciso estudar muito para saber um pouco “Barão de Montesquieu”.
Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762
3. Responsabilidade: onde estão? Para onde tencionam ir? Direcção é mais importante que velocidade, saibam que têm metas atingir, é p/ frente que se deve olhar. Não se distraiam!
4. Coragem: para manutenção da fidelidade aos bons costumes, valores, virtudes… Mais que tentarmos possuí-las coloquemos tais qualidades em prática.
5. Patriotismo:de nada vale um povo que não sabe defender a honra da sua pátria. Questionem-se: como defender convenientemente a pátria?
6. Ética do ubuntu: Se "eu sou porque nós somos", O significado da vida de um indivíduo está no e através de seu relacionamento com o outro ou outros. É sobre consciência de estar afectado quando os seus semelhantes são oprimidos ou diminuídos…cultivem a humanidade para com os outros, mais que construir bons estudantes, é imprescindível que se construam bons seres humanos.
7. Humildade: Nunca percam a dimensão Humana nas vossas acções. Sejam humildes e simples, como dizem os Budistas, a falta de humildade sempre fará com pessoas que subirem 3 degraus recuem 3.
Sejam tolerantes, por muito sábios que sejam, pois “ninguém sabe o suficiente para ser intolerante”, como referia Karl Popper. Enfim, lembrem-se sempre, tanto nesta fase de formação como ao longo da vossa vida, à qual auguro os maiores sucessos “ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar”.
8. Cidadania: de acordo com o contexto que o país apresenta, perguntem-se o que podem fazer por este? Que tipo de cidadãos a Angola actual precisa? Cidadãos capacitados, ou incapacitados? Formados ou quadrados? Preparados para intervirem na vida social apresentando mudanças pu nem por isso?
Luís de Castro
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação
0 Comentários