O Secretário de Estado para as Finanças e o Tesouro, Ottoniel Lobo Carvalho dos Santos propôs a nomeação de Mario Mangueira, seu cunhado, para coordenar a comissão de reestruturação do Fundo Ativo de Capital de Risco Angolano (FACRA), em substituição de Teodoro de Jesus Xavier Poulson.
Desde abril de 2019, quando o FACRA estava sob a tutela do Ministério da Economia e Planeamento,os seus órgãos sociais foram suspensos, incluindo o Conselho de Supervisão, a Comissão de Investimento e o Conselho Fiscal. Em seu lugar, foi criada uma Comissão de Reestruturação, coordenada pelo economista Teodoro de Jesus Xavier Poulson.
Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762
Agora, sob a tutela do Ministério das Finanças, no dia 7 de outubro, o Secretário de Estado Ottoniel dos Santos convocou os membros do FACRA para informar as que suas funções seriam descontinuadas. No entanto, foi apenas no dia 1º de novembro que a Ministra Vera Daves formalizou, por meio do despacho nº 14611, a nomeação de Mario Augusto Mangueira como coordenador da comissão de reestruturação. Irene de Fátima Cristóvão e Avelino João Ntandu Kiampunku também foram nomeados como vogais da comissão, com a missão de apresentar um cronograma de trabalho dentro de 30 dias.
Nesta terça-feira, 19, o Secretário de Estado deslocou-se à sede do FACRA para dar posse à nova coordenação, reafirmando a nomeação de Mario Mangueira, destacando-o como seu cunhado. Mangueira já fazia parte da administração do FACRA.
A comissão de reestruturação do FACRA está em vias de se transformar em um novo Conselho de Administração. A nomeação de uma nova direção para o FACRA tem gerado discussões em Luanda, com especulações sugerindo que a decisão de nomear pessoas "de confiança" visa o controle do órgão. O FACRA receberá um aporte de 15 milhões de dólares do Banco Africano de Desenvolvimento, destinados ao apoio a empreendedores nas áreas de tecnologia da informação, o que tem causado inquietações institucionais.
Além da ligação familiar com o Secretário de Estado, a vogal Irene Cristóvão é conhecida pela sua estreita relação com a Ministra Vera Daves desde os tempos de Universidade Católica.
O Fundo Ativo de Capital de Risco Angolano (FACRA) tem como principal função apoiar e fomentar o desenvolvimento de empresas e projetos empresariais em Angola por meio de capital de risco. A missão do FACRA é promover o crescimento e a expansão de empresas, especialmente aquelas em fase inicial ou em setores inovadores, através do fornecimento de recursos financeiros, know-how e acompanhamento estratégico.
Club-K
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação
0 Comentários