Em uma nota enviada ao Lil Pasta News, os cidadãos de Makela do Zombo levantam preocupações sobre a atuação do Administrador Municipal. Com um orçamento mensal de 25 milhões de kwanzas provenientes dos cofres do Estado, a população se pergunta: onde estão os investimentos em infraestrutura e serviços essenciais?
Um dos problemas mais graves enfrentados pela comunidade é o desabamento da ponte sobre o rio Tau, que conecta as comunas do Béu e Sacandica. Atualmente, os caminhões que transportam suprimentos para Sacandica não conseguem passar, o que agrava ainda mais a já precária situação local.
Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762
As reclamações não param por aí. O munícipe Samalando Muginga, apontado por muitos como um administrador que prioriza amigos e familiares para cargos na administração, é criticado por sua falta de ação efetiva na resolução dos problemas enfrentados pela população. “Ele está fazendo turismo em Makela, e não merece estar aqui. Os municípios que ele deveria administrar são Bembe ou Buengas; Makela do Zombo não é lugar para amadores”, desabafa um morador indignado.
As condições de vida nas comunas são alarmantes. Para conseguir sal, os moradores precisam viajar em cima de sacos de bombo nos caminhões, e agora, com a ponte destruída, a situação se torna insustentável. Na última crise, quando a ponte estava prestes a desabar, a população se mobilizou e cortou paus para tentar consertar a estrutura. A resposta do administrador foi enviar uma comissão que, até o momento, não trouxe melhorias reais, apenas registrou a situação com fotografias.
A inércia da administração local levanta questões sobre a responsabilidade do Governo Provincial do Uíge e do governo central. O futuro da sede do Município de Sacandica depende de ações imediatas e eficazes. Com a promessa de mudanças até 2027, a população clama por atenção e soluções urgentes.
Enquanto isso, os munícipes de Makela do Zombo aguardam respostas e ações concretas de seus líderes. A paciência está se esgotando, e a esperança de dias melhores permanece em jogo.
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação
0 Comentários