Em 2014, quando ainda estava Deputado do povo no Grupo Nacional da SADC, no fim de uma reunião Plenária do Fórum Parlamentar da SADC que teve lugar em Gaborone, no Botswana, fomos convidados para em excursão, visitarmos uma mina de exploração de diamantes.
Fomos então, gentilmente encaminhados até à mundialmente conhecida mina de Jwaneng, a segunda maior e a mais rica do mundo.
Ela está situada a cerca 170 km de Gaborone, a capital do país.
Como devem imaginar, trata-se de um verdadeiro monstro com uma organização extraordinária.
Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762
Para os visitantes logo à entrada para o coração projecto, pode ler-se em letras bem visíveis:
"AMANHÃ OFERECEREMOS UM DIAMANTE PARA CADA UM DE VÓS".
Mas o que mais chamou a minha atenção foi a política adoptada pelo governo com relação à população que habita a área circunvizinha:
Uma perfeita cohabitação e em harmonia. A população é associada aos projectos mineiros das mais diversas firmas, por exemplo a mina recruta e treina o pessoal da área. A região tem vários beneficios sociais e em particular as mulheres, recebem uma determinada quota da produção que elas próprias gerem de forma organizada e produtiva.
Nessa visita, tivemos a agradável companhia da então Presidente da Assembleia Nacional do país anfitreão, a Drª. Margaret Nasha .
No final da visita fizeram-nos um briefing sobre a actividade e no período de perguntas e respostas eu perguntei à senhora, qual era o segredo do sucesso do seu país em matéria de Democracia e Boa Governação em particular na gestão da actividade mineira e ela respondeu:
"O Botswana ascendeu à independência nacional em 1966 sendo na altura o país mais pobre da região, sobrevivendo do turismo e da criação de gado bovino. Desde logo e em função daquele realidade, a primeira geração de dirigentes do país decidiu gerir com parcimónia e sobretudo com sentido patriótico (amor à pátria) de forma que ninguém se sentisse excluido das poucas receitas que o país gerava. Assim foram lançadas as bases do que é já uma verdadeira cultura no Botswana, a Boa Governação.
Só foi em 1975 descobrimos que o nosso país tinha diamantes. Como já tinhamos a cultura de Boa gestão e um forte espírito de solidariedade, continuamos na mesma senda"- fim de citação
Depois a senhora enviou um recado para quem quis ouvi-la, ao dizer: "Muitos de vocês, herdaram do colono, paises com economias sólidas e com bastantes recursos naturais já em curso de exploração, o que viciou muitos dos vossos dirigentes que em vez de servirem os seus próprios irmãos, comportam-se até pior que o ex colonialista". - fim de citação
Assim nós só nos olhámos a pensar que a senhora estivesse a falar de alguns de entre nós na região da SADC.
Estou seguro de que o meu ex-colega nas lides do Fórum Parlamentar da SADC, o Dr Duma Gideon Boko, o agora eleito Presidente, será fiel à tradição do seu belo e rico país.
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação
0 Comentários