Zaire: Escassez de areia em Mbanza Kongo eleva preço da carrada para 400 mil kwanzas



Nos últimos dias, o preço de uma carrada de areia de 18 metros cúbicos, na cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, subiu drasticamente para 400 mil kwanzas. Até há cerca de dois meses, o mesmo volume de areia custava 180 mil kwanzas.

A escassez deste material essencial para a construção civil está na origem do aumento dos preços. De acordo com alguns revendedores de inertes, a falta de areia nos pontos de venda locais deve-se à avaria da única pá carregadora existente no município do Nzeto, de onde provém a areia utilizada em Mbanza Kongo.

Mungadi Luvunda, retalhista residente no bairro 11 de Novembro, afirmou que o problema persiste há mais de dois meses e apelou à intervenção das autoridades competentes para solucionar a situação.


Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762


"Para além do aumento do preço, o que mais nos preocupa é a falta de areia nos pontos de revenda da cidade". , sublinhou.

Outro revendedor, Ndolovity Nsediolanda, explicou que a alternativa tem sido utilizar areia de qualidade inferior, extraída da localidade de Ndinga FNLA, no município de Tomboco, enquanto se aguarda pela reparação da pá carregadora no Nzeto.

"É uma areia que não tem a qualidade adequada para a construção de residências, mas, como diz o ditado, 'onde não há maduro, vai o verde', estamos a remediar assim", referiu.

O município do Nzeto, situado a 230 km de Mbanza Kongo, é a principal fonte de abastecimento de areia para os projectos de construção civil na região.

Imparcial Press

Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários