HIGINO CARNEIRO E O DESVIO DO ERÁRIO PÚBLICO

 


Higino Carneiro é um dos principais rostos da corrupção em angola. Faz parte da lista dos angolanos que mais usou os cargos públicos para roubar e enriquecer a si e a sua família.


O seu filho Joca Carneiro facturou 700 milhões de dólares em obras públicas em conluio com o antigo DG do INEA, Joaquim Sebastião.


Como Governador do Cuando Cubango, Higino Carneiro assinou contratos falsos sem ter o visto do tribunal de contas.  


Através da Beacon Global Angola fez várias adjudicações para diferentes projectos, que não chegaram a ser feitos e o dinheiro público foi desviado para contas em Portugal e vários paraísos fiscais.


Com o dinheiro roubado aos cofres públicos, Higino Carneiro  comprou uma participação na Puma Air com o empresário brasileiro Gleison Gamboji de Sousa, dono de uma franquia de livros infantis.


Outra empresa de Higino Carneiro, a SEOP, fundada em 2008 esteve envolvida em vários contratos de obras públicas em Angola, totalizando mais de 650 milhões de dólares, principalmente para a reabilitação de estradas.


Entre os projectos estava a segunda circular de Luanda, orçado em 250 milhões, para qual a empresa de Higino Carneiro recebeu adiantamentos substanciais, mas pouco progresso foi feito.


Em várias ocasiões, a empresa SOAP de Higino Carneiro, subcontratou empresas chinesas, como a Jiangyuan, para executar os projectos, sem investir em mão-de obra ou recursos locais.


A teia de corrupção endêmica que envolve a empresa do General peito alto,  frequentemente envolvia receber grandes contratos e não concluir as obras pagas e totalmente subfacturadas nas províncias do Namibe, Uíge e Cunene, onde grandes quantias foram adiantadas, mas apenas uma fração das obras foi concluída.


Higino carneiro lambuzou-se literalmente nas tetas do OGE.  


Em 2008, ele criou a SOMALIBO-Sociedade de Madeiras do Libolo, Lda.


Com sede no libolo, a empresa era gerida pelo alemão  Walter Waldemar Riemer. A empresa vendeu ilegalmente terrenos do Estado que tinham sido cedidos pela Direcção-Geral do Instituto Nacional de Desenvolvimento Rural.


É este corrupto  que tenta branquear a sua imagem apresentando-se como defensor do povo.


Higino carneiro odeia o cheiro povo, prefere o cheiro das suas vacas e cavalos nas quintas do Cuanza Sul.


O corrupto que adora usar dinheiro público para enriquecer os seus familiares e amigos.


O seu genro e testa de ferro Nuno la -vieter é sócio da empresa Nevada Tech Services, Lda , com sede na número 10, esq, rua Ana de Castro Osório, Amora Portugal, que recebeu contratos sem qualquer concurso público  na ordem dos 800 milhões de dólares.


Metade deste dinheiro, 400 milhões de dólares foram depositados numa conta de h

Higino Carneiro num Banco em Andorra, um paraíso fiscal da europa.


Quando se escrever a história da corrupção em Angola, Higino Carneiro ganhará de certeza um verbete que começará assim: Foi um dos maiores ladrões de todos os tempos dos recursos do povo Angolano. 


Tem as mãos manchadas de sangue de milhões  de Angolanos, na sua maioria mulheres e crianças que morreram por falta de medicamentos, comida e outros serviços, tudo porque Higino Carneiro e os seus sequazes ficaram com os recursos públicos de todos os Angolanos.


Estamos mesmo a espera que os Órgãos de Justiça façam o seu trabalho e o povo definitivamente saibam de quem é que falamos.


Por: Doroteia Paulo Cid


Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários