Desabafo do Radialista Mariano de Almeida



O Desabafo do Radialista Mariano de Almeida, um verdadeiro cabo eleitoral, um dos mais temidos críticos ao ao desempenho dos ministros da juventude e desportos, das federações desportivas e clubes em Angola, um dos mais populares radialistas e poderosíssimo líder de opinião nas redes sociais!


Sou membro do MPLA,desde 8 de novembro de 1974 (faço este ano 50 anos de M ao peito).


Foi na Dona Amália que Lúcio Lara fez o primeiro comício em Luanda logo após a chegada da primeira delegação do Mpla a capital, foi um dia marcante pela enchente no aeroporto na altura Siverio Marques ou internacional de Belas e também devido a demonstração de força da juventude com destaque para o surgimento do Man João  Barros (SABATA) na janela do edifício que se tornaria o mais famoso do Rangel.


SABATA apareceu empunhando duas metralhadoras do tipo  G3, com os canos cortados,uma em cada braço.



Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762


Aquilo despertou o susto e admiração da delegação do MPLA que ficaram surpreendidos com a robustez e habilidade do SABATA em manusear a arma (era a prova de que o MPLA estava super forte e organizado em Luanda).


Mas ainda antes da chegada do MPLA a Luanda e em 1974, vi a manifestação em direção ao palácio da cidade alta, liderada pelo alferes Américo de Carvalho (não sei porquê que não se fala nele), uma espécie de 25 de abril em Angola.


Lembro-me quando eu ia para a escola e apercebi-me da morte do nacionalista João Pedro Benje, no dia 5 de junho de 1974, ali num restaurante na rua Senado da câmara, muito próximo da padaria Santa Isabel, defronte ao portão principal da cidadela.Pedro Benje foi morto por um comerciante português com um tiro a queima roupa, por ter dito”viva Spinola”. 


Acompanhei com particular atenção a assinatura a 3 de janeiro de 1975 o acordo de Mombaça, Quênia entre MPLA, FNLa,e UNITA os acordos de alvor, Algarve em 15 de janeiro de 1975,assisti, a morte do comandante Valodia, ali na CAOP no dia 13 de fevereiro de 1975, vi a tomada da base da Unita no Pica Pau em maio de 1975, apercebi-me da morte em Cabinda no dia 3 de junho de 1975 do Comandante Gilberto Teixeira da Silva, GIKA.


O comandante GIKA nasceu a 17 de setembro de 1943 no Bié. 


Assisti a tomada da casa do povo da Fnla a 12 de junho de 1975, assisti de perto a morte do Comandante NELITO Soares as 10 horas da manhã de domingo do dia 27 de julho de 1975 na vila Alice,próximo da escola magistério primário,assisti, estive presente no largo primeiro de maio ao lado e no momento em que o então pioneiro Dinis Canhanga içava a bandeira de Angola pela primeira vez na proclamação da independência no dia 11 de novembro de 1975 (o WILIAM TONET está aí e pode testemunhar).


Fui militar das gloriosas FAPLA durante 10 anos da minha juventude, dei aulas, e fui internacional por Angola como atleta e treinador da seleção de Angola de uma modalidade desportiva.


Quando me perguntam o que fiz por Angola, eu respondo apenas: dei aulas e fui voluntariamente para as FAPLA, por isso estou a vontade.


Fala-se muito de resgatar a mística que o MPLA vai perdendo confiança do Povo Angolano de cinco a cinco anos. 


Eu acho, que o Partido que sustenta o Governo deve resolver as questões sociais e económicas que afligem o Povo Angolano. 


As políticas económicas no domínio fiscal, monetário, cambial e com o resto do mundo têm que estar alinhadas às necessidades das populações angolanas. 


Nenhum Congresso Extraordinário do MPLA irá salvá-lo duma derrota eleitoral se não resolver as questões prementes desta Povo sofredor. 


O MPLA não deve mais pensar que o MPLA é o  Povo e o Povo é o MPLA. 


As coisas mudaram. A juventude e os anciãos querem ter uma vida próspera e não de promessas vazias e demagógicas.


Está-se no século XXI e na era da Tecnologia de Informação.


O partido ou o executivo em Luanda além dos órgãos públicos de CS:TPA1 e 2, TV ZIMBO, RNA e todos os seus mais de 5 canais, tem a rádio Luanda, a rádio LAC, radio mais, radio MFM, rádio Viana, rádio CAZENGA, TV e rádio girassol, Jornal de Angola e Jornal o País (dois diários), vários jornais digitais e não consegue dominar Luanda, onde a unita tem apenas a rádio despertar.


Alguma coisa está errada na estratégia de comunicação do Mpla!!!


Gasta-se tanto dinheiro em milícias digitais sem resultados palpáveis, não conseguem contornar a inferioridade nas redes sociais.


Também com activistas com menos de 10 mil seguidores e com militantes ou activistas que não conseguem mobilizar ninguém, que só querem casas carros, viagens, que só querem ser empresários a qualquer custo.


Activistas que se amanhã as coisas correm mal para o M, serão capazes de dizer que nunca foram do MPLA!!!


Deviam de comer as pessoas, deixem-se vaidades e arregassem as mangas.


Sejam proativos e mobilizem aqueles que ainda podem abrir o paraquedas do Mpla.


Se reduzirem o desemprego, se mitigarem a fome não precisarão que seja o Mpla a sugerir a alteração da constituição para um terceiro mandato, será o povo a pedir para que JLo continue.


Vou só vos fazer lembrar o caso Kagame!!!


O caso Rwandez:quando o Kagame estava a concluir o segundo mandato e sem possibilidades constitucionais para um terceiro mandato, mandou para cadeia um sem número de corruptos, fez várias reformas visando criar uma sociedade satisfeita, investiu num programa fome zero, deu a mão e voz a juventude com oportunidades nunca oferecidas e com isso subiu a sua popularidade a tal ponto que foi o povo que exigiu uma espécie de referendo para que Kagame se mantivesse no poder e já lá vão mais dois mandatos a caminho de 20 anos.


Não é que eu seja favorável a não alternância do poder, longe disso, só entendo que o M poderia evitar se destratar, dar tiros no próprio pé.


O M não precisa se expor ao ridículo.


O Mpla ainda tem verdadeiros cabos eleitorais, ainda tem gente com pulungunza,com inteligência e perfil para mudar este cenário cada vez menos favorável.


Vocês acham que se a Rússia estivesse a viver problemas de fome o Putin estaria a tantos anos no poder e outros tantos ainda previstos, tería condições de fazer a guerra que está a fazer contra a Ukrania.


Eu ainda sou do Mpla,espero ter ajudado (tenho mais de 50 mil seguidores nas redes sociais e ainda posso ajudar).


Sofro ver o M a cair em cascata, e mais!


Eu não me escondo eu sou: Mariano de Almeida.

Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários