Angola aprova Plano Estratégico de Contratação Pública para impedir corrupção



O Governo angolano aprovou esta Quinta-feira o Plano Estratégico de Contratação Pública Angolana (PECPA) 2024-2028, um instrumento que visa travar práticas conducentes à corrupção na contratação pública e moralizar a administração pública para boas práticas, integridade e lisura.

A criação de centrais de compras agrupadas, o reforço da publicação de dados estatísticos, a expansão do sistema da contratação electrónica e o desempenho do perfil da entidade contratada e o estabelecimento de uma base de dados de preços de referência constituem alguns eixos do PECPA.

A ministra das Finanças de Angola, Vera Daves, sublinhou que o PECPA, aprovado no Conselho de Ministros, surge com o objectivo de contribuir para o esforço de moralização da administração pública e assim reduzir “acções de aproveitamento, no quadro da contratação pública, e práticas que sejam conducentes à actos de corrupção”.



Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762


Em declarações à imprensa, no final da reunião orientada pelo Presidente angolano, João Lourenço, a governante sinalizou que o PECPA pretende assegurar que, cada vez mais, a contratação pública e a relação do Estado com as empresas seja usada também como uma medida de política.

Outros objetivos são dinamizar os serviços locais, para apoiar as micro, pequenas e médias empresas, e ainda definir critérios de discriminação positiva para empresas centradas na criação de empregos, inclusão social e incorporação de quadros na sua força de trabalho com determinadas características que exijam atenção especial.

“Queremos contribuir para que, cada vez mais, os recursos públicos também sejam uma alavanca de crescimento e dinamização dos micro, pequenos e médios negócios”, sustentou Vera Daves.

Forbes Lusofona

Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários