Tokayev destaca o papel dos jornalistas na promoção de um Cazaquistão justo no Dia dos Trabalhadores da Mídia



POR DANA OMIRGAZY em ESCOLHAS DO EDITOR, NAÇÃO em 27 DE JUNHO DE 2024

A mídia serve como a voz do povo, mensageira nacional e suporte espiritual para a sociedade, afirmou o Presidente Kassym-Jomart Tokayev durante uma cerimônia no dia 27 de junho, antes do Dia dos Trabalhadores da Mídia.


Kassym-Jomart Tokayev expressou gratidão aos profissionais da mídia pelo seu árduo trabalho e enfatizou o papel único dos jornalistas em explicar as políticas do estado. Crédito da foto: Akorda.


“Nossa meta comum é construir um Cazaquistão justo e equitativo, um país de oportunidades iguais para todos. Agradeço sinceramente aos profissionais da mídia pelo seu árduo trabalho”, disse Tokayev, dirigindo-se aos presentes no evento, conforme relatado pela Akorda.


O Presidente enfatizou o papel único dos jornalistas em explicar as políticas do estado, especialmente o novo curso econômico e os esforços do país para se tornar um estado avançado.


“Vocês contribuíram grandemente para a explicação abrangente de iniciativas importantes. É justo dizer que estamos realizando todas as reformas junto com vocês. No entanto, iniciar a transformação é uma coisa, e consolidá-la é outra. Para isso, a consciência pública deve ser completamente renovada”, disse Tokayev.


Durante o discurso, o Presidente destacou os valores fundamentais da nação, iniciativas recentes e leis destinadas a formar uma cultura legal.


“Vocês sabem que recentemente assinei um documento muito importante – a Lei sobre a Mídia, que melhorou os mecanismos para proteger os direitos e interesses dos jornalistas. Estou convencido de que este documento aumentará o potencial da mídia doméstica e fortalecerá a independência da informação”, disse ele.


### Estratégia de política externa do Cazaquistão


Em seu discurso, o Presidente deu atenção especial à política externa do país e aos próximos eventos internacionais.


“O Cazaquistão está comprometido com a cooperação multilateral e defende fortemente o cumprimento da Carta da ONU como base do direito internacional moderno. Em nossa política externa, priorizamos os interesses nacionais e defendemos a resolução de todas as questões disputáveis por meio de um compromisso racional”, disse ele.


O Cazaquistão está sediando muitos eventos internacionais este ano, incluindo a cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (SCO) na próxima semana em Astana.


“Será um dos mais importantes fóruns internacionais de alto nível nos últimos anos. A cúpula contará com a presença de líderes de estados que representam quase metade da população mundial, bem como chefes de organizações internacionais influentes, incluindo o Secretário-Geral da ONU. A realização de um evento de tão grande escala testemunha a grande autoridade do Cazaquistão no palco global”, afirmou Tokayev.


### Potencial de investimento do Cazaquistão


O desenvolvimento econômico do país também foi um foco principal na reunião. Centenas de projetos intensivos em capital estão sendo implementados no país com a assistência de investidores estrangeiros para diversificar a economia e criar novas oportunidades de emprego. O Presidente mencionou a planta de produção de lanches em grande escala da Pepsico na região de Almaty e a construção de uma fundição de cobre na região de Abai.


“Outra função chave da mídia é informar plenamente e amplamente os cidadãos sobre o desenvolvimento econômico. Há muito a discutir. Há uma feroz competição no mundo por investimentos, sem os quais é difícil garantir um crescimento econômico sustentável. Graças aos esforços consistentes do país nessa direção, a atratividade do investimento no Cazaquistão tem crescido nos últimos anos”, disse ele.


### Referendo nacional sobre a usina nuclear


Durante a reunião, Tokayev também anunciou que o referendo nacional sobre a construção de uma usina nuclear no Cazaquistão será realizado neste outono. O governo determinará a data exata.


Em seu discurso sobre o estado da nação no ano passado, Tokayev propôs realizar um referendo nacional sobre essa questão, enfatizando que qualquer decisão sobre a construção de uma usina nuclear é um “assunto extremamente significativo para o futuro do país”. A convocação de um referendo nacional traz à tona questões cruciais sobre a política energética da nação.


“Há opiniões divergentes sobre a necessidade de uma usina nuclear no Cazaquistão. Por um lado, como o maior produtor mundial de urânio, deveríamos ter nossas próprias capacidades de geração nuclear. Alguns especialistas defendem usinas com reatores menores. Por outro lado, muitos cidadãos e especialistas expressam preocupações com a segurança, especialmente dada a trágica história do campo de testes nucleares de Semipalatinsk”, disse Tokayev em seu discurso de 2023.


A construção de uma estação nuclear está há muito tempo na agenda nacional, mesmo antes do Presidente expressar a ideia em seu discurso sobre o estado da nação em 2021.


Em fevereiro de 2022, Tokayev abordou uma reunião ampliada do governo, afirmando que sem energia nuclear limpa, o Cazaquistão “perderá toda a economia, sem mencionar os investimentos, e perderá a liderança regional”.


### Prêmios para jornalistas distinguidos


Tokayev concluiu seu discurso enfatizando que centenas de meios de comunicação independentes e recursos operam no Cazaquistão, apresentando vários processos no país de diferentes perspectivas e avaliando criticamente as atividades dos órgãos governamentais.


“O poder do estado decorre da energia criativa e do patriotismo do seu povo. Como resultado, todas as nossas transformações em grande escala são centradas nas pessoas, permitindo-lhes expressar plenamente sua criatividade. Para nós, não são as reformas em si que são cruciais; nossas reformas não são para fins retóricos, mas para ação. Seu principal propósito é inspirar confiança no futuro e prosperidade para todos os nossos cidadãos”, disse Tokayev.


O Presidente entregou prêmios estaduais a profissionais da mídia que contribuíram significativamente para o desenvolvimento do jornalismo e da televisão no país.


Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários