1. José Gama, de modo indubitável e indelével, faz parte do leque de angolanos, que se calhar contar-se-iam aos dedos, deviam ser estudados ao mais alto nível, nas oficinas do saber, isto é, nas universidades do país a fora, pelo facto de desde há muito ter vindo a patentear de modo consistente um elevado nível mulfifacetado na sua área de jurisdição/actuação, o campo jornalístico.
2. Enquanto estudioso defendo que os formandos em uma determinada área superior do saber mais do que limitar-se a assistir aulas, consultar bibliografias de elevado teor e padrão científico, devem sobretudo, em conformidade com as respectivas áreas de formação ter referências, preferencialmente vivas, que se encontrem no exercício activo de funções, que lhes sirvam de referências/bússola orientadora.
3. Acto contínuo, é neste âmbito que surge José Gama, uma figura incontornável do jornalismo de investigação, escrito e de pendor analítico em Angola, extensivo à região da África Austral.
Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762
4. Particularmente, enquanto articulista, José Gama é das pouquíssimas referências que tenho em Angola, com o qual aprendo de forma continuada, até porque cada artigo/comentário/notícia da cartola do JG é uma aula magna, o que coloca JG destacadamente isolado face à concorrência, pena é que regimes ditatoriais a exemplo do que o que vigora em Angola tenham indivíduos como José Gama como "personas non grata", forçando-os vezes sem conta a ter que vender/espalhar o seu perfume em outras latitudes, onde o exercício de um jornalismo sem censura, sem eventuais retaliações seja possível.
5. Em síntese, de modo mais concreto, sou de opinião que JG devia ser dentre várias nuances, essencialmente estudado nas universidades por questões tais como:
• Elevada Performance na Abordagem dos Factos, Tendo Como Pano de Fundo Aspectos Históricos e Comparados;
• Elevada Performance, Cruzamento de Informações, Apresentação de Dados/Informações Probatórias Suficientemente Esclarecedoras em Matéria de Investigação Jornalística;
• Redacção/Abordagem de Leitura Fácil, Acessível a Todos os Níveis e Credos;
• Em suma, o que as universidades, tal como de resto ocorre em latitudes onde a oficina do conhecimento ao mais alto nível é levada verdadeiramente a sério a questão de fundo sobre a qual se devia mover os actos científicos em torno de JG seria: QUE "TRUQUES" ELE USA PARA ATINGIR TAIS PERFORMANCES???
6. Enfim, JG é o típico CARA que todo o estudioso das ciências da comunicação e demais ciências conexas devia acompanhar a todo tempo, pois, de modo análogo, é o típico jogador que na mais nobre simplicidade é capaz de levantar a tempo inteiro, com dribles, movimentos, entradas e saídas fulgurantes qualquer um adepto amante do bom futebol presente no estádio.
" OS BONS QUANDO PENITENCIAM-SE FACE AOS EXCELENTES ACABAM ATINJINDO A EXCELÊNCIA..." - Smith Adebayo Chicoty, In Rubrica "Referência Pública Nacional," 15 | 07 | 24, Luanda - Angola.
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação
0 Comentários