CORTES CONSTANTES DE ENERGIA NO LUENA VS silêncio da generalidade dos cidadãos intelectuais



CORTES CONSTANTES DE ENERGIA NO LUENA  VS silêncio da generalidade dos cidadãos intelectuais – um verdadeiro barómetro para medir a falta de consciência cívica e política dos cidadãos nesta circunscrição territorial.

A cidade do Luena vive nos últimos dias uma situação de cortes sistemáticos e abusivos de energia elétrica jamais vistos após a implementação das centrais térmicas na província iniciadas em 2014. No passado mês de Junho, uma equipe de dirigentes do BD no Moxico movidos pela responsabilidade social, mantiveram um encontro com o Director da ENDE-EP /MX em ordem a aferir os reais motivos que estão por detrás desta hecatombe social. 



Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762


No encontro, os dirigentes questionavam por exemplo, por que carga de água a cidade vive dias a fio em apagões mesmo quando o Ministro da Energia e Água, senhor João Batista Borges procedeu a inauguração de uma Central Fotovoltaica avaliada em cerca de 34 milhões de USD, o que  juntou - se as demais centrais térmicas, nomeadamente, a Barragem do Dala, aos 3 grupos geradores o que perfazem 5 centrais térmicas e ainda assim a população estar a viver às escuras? 

Na altura o Director Arnaldo Manuel, dizia em alto e bom tom que o que na verdade ocorre tem a ver com alguns trabalhos técnicos que na altura estavam a ser feitos; trabalhos que se consubstanciavam em parametrizações, ou seja, estavam a sincronizar todas as centrais para ter uma única fonte de distribuição de electricidade; estes trabalhos segundo o referido director teriam um prazo de 3 dias, com prazos definidos até 14 de Junho passado, pois haviam deslocado alguns técnicos de Luanda que auxiliavam nos trabalhos desenvolvidos a nível local. Curiosamente, hoje volvidos mais de 45 dias após a suposta parametrização tudo só vem piorando correntemente. Não se concebe tal coisa. Precisamos cobrar responsabilidades. Não é normal o que ocorre na província. O governador do Moxico, sua Excelência Ernesto Muangala precisa intervir prontamente nesta situação. Pois a situação está de facto a retirar o sono dos cidadãos. 

Os frescos das famílias estão a deteriorar. Outrossim, fico bastante admirado com o silêncio ensurdecedor de muitos intelectuais da nossa cidade, não é normal naturalizar uma situação dessas. Estes cortes sistemáticos de corrente eléctrica é um bom motivo para protestar. Não incitamos à violência, é apenas um apelo à razão e a cidadania activa e participativa. Auguramos que se melhore urgente este problema. Estamos efectivamente desgastados. Não obriguem o povo a tomar às  ruas para resolver um assunto tão simples quanto este. Haja responsabilidade e sentido de Estado.

Hélder Mwana África

Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários