O Porta-Voz do ódio- Gerson Prata

 


Aposto que ninguém, nesta altura, decorridos exactamente 22 anos de Paz, esperaria “ouvir” da “boca” de um porta-voz do Presidente da República de Angola um discurso de ódio contra pessoas e uma organização política legal. Quem publicou a matéria sobre o AVIÃO DA PRIMEIRA DAMA foi o Club-k. A UNITA e o Dr. Marcolino Moco não têm nada a ver com isso. E mais: na República de Angola o crime não é transmissível. Pensar diferente não é crime. O ilustre porta-voz sabe disso!


A minha opinião não discute a veracidade ou não da compra do avião para a Senhora Primeira dama, Dra. Ana Dias Lourenço. O que me atormentou foi o ódio e a crueldade gratuitos do artigo do Porta-voz da Presidência da República.

O articulista chama um monte de nomes ao jornalista José Gama. Malevolência pura! E num dos parágrafos chama o partido UNITA de organização sanguinária, mesmo sabendo que o maior mas*sacre que uma vez existiu na história de Angola foi o do 27 de Maio de 1977. Outrossim, o partido UNITA é tão-somente aquele que concorreu às eleições gerais de 2022 e “obteve” mais de 43,95% dos votos dos angolanos. Haja o mínimo de respeito pelos eleitores. Angola precisa de paz, amor e perdão. Os milhões de angolanos que votaram na UNITA não devem se apoquentar com estas adjectivações que nada contribuem para uma verdadeira reconciliação da grande família angolana. 



Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762


Pelo respeito que tenho para com a Instituição que representa, mesmo discordando dele, vou o tratar com urbanidade. 

Nada de insultos ou chamar nomes pejorativos, tal como ele tem gosto e habilidade de o fazer. Foram tantos insultos num único documento! A dado momento, fiquei confuso. 

Não estava a acreditar que houvesse alguém no Palácio da Cidade Alta que usasse e abusasse de vocábulos vergonhosos que, nem por engano, deveriam sair da boca de um chefe de família ou de um “político-rasteiro”, por mais fanático que fosse. Lamentável! Um porta-voz, por norma, deveria ser uma pessoa cuidadosa, cortês, tolerante e de uma elevação exemplar. Mas, em Angola, as coisas não são bem assim. O pior exemplo vem da “boca” do porta-voz do presidente João Manuel Gonçalves. Ele não só destilou o seu ód*io contra o patriota José Gama, mas também contra a União Nacional para a Independência Total de Angola. Insaciado, atirou-se contra o ex-primeiro ministro, o Dr. Marcolino Moco, a quem chamou de tra*idor antigo e sugere, a dado passo, que o falecido presidente JES já o teria descoberto e descalçado no auge do conflito armado. Tenho a absoluta certeza de que nem todos do MPLA pensam como o ilustre porta-voz , e isso não lhe faz um inimigo dos seus camaradas do partido. 


Mesmo quando o Dr. Marcolino Moco foi “expulso” do cargo de primeiro-ministro, as motivações foram muito bem perceptíveis. O Movimento Espontâneo, na altura dos factos, organizou uma passeata de apoio à exoneração do primeiro Primeiro-ministro resultante das primeiras eleições de 1992. Nessa passeata, a palavra de ordem era: FORA COM O BAI*LUNDO, FORA! Estava tudo dito. Para um bom entendedor, meia palavra basta. A motivação foi tribal, ponto-final. E a ser tribal não poderia ser exposta. O Dr. Moco pensa o País de forma diferente, expõe as suas ideias ou teses e o faz à luz dia. Ele não insulta ninguém, não persegue ninguém. Simplesmente exerce a cidadania. Pensar diferente não é crime. A Constituição da República de Angola assim o diz. Não entendo este ó*dio visceral que o ilustre porta-voz nutre pela UNITA e pelo Dr. Moco ou pelo jovem jornalista José Gama (que vai fazendo o seu trabalho). Obviamente, o nosso mano porta-voz pode discordar de tudo – está no seu direito – desde que os seus argumentos falem muito mais alto que o ódio. 


Ora bem, diante deste escândalo que envergonha a Presidência da República, qual será a postura do Presidente João Lourenço Lourenço? Será que vai preferir manter um porta-voz assim? Ou vai exonera-lo para demonstrar que não alinha com essa baixeza? E a UNITA, vai  ignorar o insulto? Ou vai mostrar ao porta-voz do ódio que ninguém está acima da Lei!? 


Sejam quais forem as razões, um porta-voz do Presidente não pode agir assim. 


Paz e amor!


Luanda, 07 de Maio de 2024

Gerson Prata


Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários