O LUCRO DA DESOBEDIÊNCIA: PASTOR ISMAEL AFASTADO DA ADP



Quem está na casa dos quarenta e picos, como eu, recorda, seguramente, do grande ensinamento constante no texto, “O Velho e o Rapaz”, no livro de Língua Portuguesa da 4.ª Classe.

No texto, um jovem que vinha caminhando a pé em direcção à cidade, cruza-se com um senhor de idade, comumente chamado por velho. O rapaz, cansado da caminhada, pergunta ao velho:

- Senhor, quanto tempo faço daqui à cidade?

O Velho respondeu: Anda.

- Senhor, poderia me dizer quanto tempo até chegar à cidade?

Novamente: Anda.

- Senhor quanto tempo faço para chegar à cidade.


Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762


Simplesmente o velho disse-lhe “anda”.

Inconformado com as respostas do Velho, o rapaz pôs-se a caminhar, depois de uns três  minutos caminhando, o velho gritou 40 minutos.

Surpreendido, o rapaz olhou para trás, e o Velho confirmou, com essa velocidade você faz 40 minutos até chegar à cidade.

Ora, chegados a idade adulta e passando por conjunto de experiência, consegue-se perceber o valor didáctico do ensinamento da lição o Velho e o Rapaz. Depois de muitos anos de esforço e dedicação, no caso de alguns, como eu, percebe-se que o Velho daquele texto, nunca poderia dizer com precisão quanto tempo o rapaz faria na caminhada, porque, simplesmente, não sabia a velocidade e o ritmo de andamento do rapaz. Transportando essa narrativa para os nossos dias, significa que, quase sempre, os Mais-Velhos (mais-velho e não os adultos que estão preocupados em enganar para se beneficiar), nunca fazem avaliações a respeito do desempenho motivacional, técnico e moral de alguém, se não tiver testemunhado in loco ou por intermédio de recolha de informações. 

Consta que, no caso do afastamento do Jovem Ismael Sebastião, advertências não faltaram. Há pelo menos dois anos que o jovem pastor estava a caminhar em sentido contrário em termos doutrinários. Tomava decisões que colidiam com as instruções emanadas pela liderança do Ministério Maculusso de onde a “sua” congregação, “Catedral de Adoração“, nasceu. Depois de várias irregularidades, considerando que não se vislumbrava sinais de melhoria, a direcção do Ministério Maculusso entendeu que já não havia condições para que o Pastor Ismael fosse seu representante ou pregasse em nome da Igreja Pentecostal. 

Um juízo precipitado poderia insinuar que a decisão teria sido tomada por outras motivações, nomeadamente pelo crescimento da sua congregação, ou até da fama, a questão é que sim, terá crescido sobretudo no seio da juventude , contudo, esse crescimento esteve desalinhado dos princípios doutrinários, segundo os entendidos na matéria. 

Na verdade, a igreja do Pastor Ismael é a ilustração acabada de um conjunto de denominações(coaching )que se dizem pentecostais, quando na verdade são neo-pentecostais., ou seja, a liderança pode ter alguns princípios pentecostais, no entanto, as práticas estão distantes da matriz pentecostal. É do entendimento geral que Deus não é propriedade exclusiva de nenhuma denominação religiosa. Contudo, quando se pertence a um grupo não se deve inventar procedimentos que colidem com os princípios estatutários da organização.

Quem conhece minimamente o Reverendo Francisco Domingos Sebastião, sabe que é uma figura de excelência nos mais variados domínios. Portanto, terá esgotado todas as possibilidades de diálogo com o Pastor Ismael, tendo culminado com o seu afastamento. Tal como aconteceu na história do Velho e o Rapaz, o Reverendo Francisco Sebastião foi apreciando a passada do jovem, tendo concluído que o melhor seria  afastá-lo. 

Bom, mas nem tudo está perdido para o jovem pastor, aliás, ele até sai a “ganhar”, uma vez que ele queria tanto a autonomia em todos sentidos, e agora tem. Pode fazer o que quiser da sua igreja só que agora bem distante da igreja pentecostal. Qual é a lição? Por mais sabichão, estudioso, lembre-se que nunca terá a experiência dos que chegaram primeiro, pois a vida é um aprendizado constante. 

O prestígio e credibilidade arregimentado pelo Pastor Presidente das Assembleias Pentecostais de Angola, levou muito tempo a ser consolidado. Aliás, por alguma razão Francisco Sebastião chegou a Presidente da Aliança Evangélica, portanto , será um erro ignorar os seus conselhos e ensinamentos. Ao jovem Pastor Ismael, desejo-se muito boa sorte, preferencialmente sempre ao lado de Deus.

Rui Kandove 

Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários