A Elisal, Empresa de Limpeza e Saneamento de Luanda, enfrenta controvérsias relacionadas às contratações de funcionários e à distribuição de veículos. Até o ano de 2022, a empresa contava com aproximadamente 1.300 a 1.500 funcionários.
Após a exoneração do primeiro presidente do Conselho de Administração (PCA), Sr. Caterça, antigo administrador de Viana, foi formada uma comissão de gestão, coordenada pelo Sr. Gonçalves Imperial, que posteriormente assumiu a presidência do Conselho de Administração.
No entanto, desde sua nomeação como PCA, Imperial tem sido alvo de críticas devido ao excesso de contratações realizadas na empresa. Apesar de ter se posicionado contra a contratação excessiva enquanto coordenador da comissão, ele demitiu os funcionários contratados durante a gestão do antigo PCA. Curiosamente, Imperial trouxe mais de 80 novos funcionários para a Elisal desde que assumiu o cargo de PCA.
Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762
Atualmente, a empresa possui 16 diretorias, das quais apenas quatro são ocupadas por diretores e funcionários efetivos da Elisal. Os outros 12 diretores foram trazidos por Imperial de sua empresa anterior, a TRIAMBIENTE, e já ingressaram na Elisal ocupando cargos de direção.
Além disso, desde sua nomeação, Imperial ordenou a apreensão de veículos pertencentes a antigos chefes e diretores da empresa. A polícia foi acionada para garantir a devolução dos veículos, e até mesmo ex-diretores e chefes de departamento foram alvo dessa medida, com a ajuda de um funcionário chamado Fred do setor de transportes da Elisal.
Suspeita-se que a maioria dos novos contratados e beneficiados pela distribuição de veículos faça parte da organização FUNGE DO MES, e rumores circulam de que o PCA seja um dos patrocinadores dessa organização, liderada por Yuri Simão.
No momento, estão sendo distribuídos veículos como carrinhas HILUX, FORTUNER e outras marcas. A pergunta que surge é: quem está sendo beneficiado por essas distribuições?
Todos os indivíduos trazidos por Imperial, ou seja, diretores, chefes de departamento e técnicos selecionados a seu critério, estão sendo os principais beneficiados. Há relatos de que uma jovem com menos de 30 anos, supostamente sobrinha do governador, já recebeu duas carrinhas em menos de dois meses de trabalho na empresa.
Além disso, diretores que já possuíam veículos anteriormente, recebidos dos antigos diretores, foram agraciados com novos veículos FORTUNER. Também está prevista a distribuição de 10 veículos KIA para técnicos superiores, mas é esperado que esses sejam destinados aos indivíduos trazidos por Imperial.
A situação levanta sérias preocupações sobre nepotismo, favorecimento e uso indevido de recursos da empresa. É fundamental que as autoridades competentes investiguem essas alegações e garantam a transparência e a legalidade na gestão da Elisal.
O Lil Pasta News continuará acompanhando de perto essa polêmica e trará novas informações à medida que o caso se desenvolver.
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação
0 Comentários