José Martins e Muangala anunciaram aprovação popular da nova Divisão Político-Administrativa em Cuando Cubango e Moxico



Durante a 12ª edição do Café CIPRA, os governadores das províncias de Cuando Cubango e Moxico, José Martins e Ernesto Muangala, respectivamente, afirmaram que as populações das províncias aprovaram a proposta da nova Divisão Político-Administrativa do país. Segundo os governadores, a proposta de divisão das províncias em duas recebeu o acolhimento dos cidadãos, assim como a definição das capitais.


José Martins destacou que o posicionamento da população foi manifestado durante as sessões de auscultação pública realizadas pelo Grupo Técnico Multissectorial do Ministério da Administração do Território, em parceria com o Governo Provincial do Cuando Cubango, em agosto de 2021. Ele ressaltou que a aprovação da iniciativa e sua implementação terão um grande significado na vida dos cidadãos.



Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762


Não tive


A Divisão Político-Administrativa, segundo o governador, elevará algumas unidades infra-municipais à categoria de municípios, o que promoverá o desenvolvimento territorial da província e facilitará as ações governativas nas localidades. José Martins anunciou ainda a aprovação de um Decreto Presidencial que autoriza a execução do projeto da Estrada Nacional nº 280, no troço Cuito Cuanavale/Mavinga, e a construção de um Aeroporto Internacional na sede Mavinga.


Por sua vez, o governador do Moxico, Ernesto Muangala, assegurou que houve consenso entre o Estado e as autoridades tradicionais em relação à designação da nova província Cassai-Zambeze. Ele explicou que as comissões municipais de auscultação às populações foram integradas por equipes do Governo da Província do Moxico, técnicos do Ministério da Administração do Território, representantes da sociedade civil, líderes religiosos e autoridades tradicionais. Ernesto Muangala revelou que foram elaboradas atas e assinadas pelos participantes dos Conselhos de Auscultação das comunidades.


O governador do Moxico destacou que a nova Divisão Político-Administrativa acelerará o crescimento da região, criará mais empregos, principalmente para a juventude, e permitirá a exploração das potencialidades agrícolas, minerais e hídricas da província. Ele exortou a população a confiar nas instituições do Estado, ressaltando que a iniciativa fortalecerá a coesão e a unidade nacional.


O evento, organizado pelo CIPRA, contou com a participação de governantes, políticos, acadêmicos, estudantes universitários, representantes da sociedade civil e internautas de várias províncias do país e do exterior.


Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários