Conheça os jovens que mais influenciaram em 2023



Uma lista integrada por jovens dos 18 aos 40 anos que atuam nas mais diversas áreas da vida do país, que, na opinião deste jornal e dos mais de 15 milhões de pessoas que acessaram esta publicação no ano de 2023, são os jovens mais influentes atualmente.


Para chegar a esta conclusão, o Lil Pasta News ouviu analistas políticos, jornalistas seniores, entidades da sociedade civil, políticos e outros, tendo concluído que os "eleitos" contribuíram, cada um em seu ramo de atividade, de maneira decisiva, pelo que merecem a distinção.



Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762


*Tiago Manuel Bessa da Costa*: é licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa e pós-graduado em Marketing e Comunicação pela Escola Superior de Jornalismo do Porto. Também filho do jornalista angolano Gustavo Costa, Tiago é criador e produtor do GOZ'A'AQUI, um evento que ocorre todas as quintas, às 20h30, no Espaço Bahia, com o intuito de promover humoristas nacionais, "jokers", simpatizantes, aspirantes e artes expressivas. Com este projeto, Tiago Costa foi pioneiro em trazer para a sociedade angolana o humor inteligente e político, fato que o torna uma personalidade notável e útil na sociedade.



*Nelito da Costa Ekuikui*: Jurista de formação, Deputado à Assembleia Nacional pela UNITA, é hoje secretário-geral da JURA, o braço juvenil do partido UNITA. Foi ele o principal responsável pela derrota do MPLA em Luanda, na altura na função de secretário provincial da segunda maior força política do país. É um jovem que mais se ouve em sua organização. Ekuikui goza de simpatia de membros seniores do galo negro, quer do braço juvenil quer dos dois principais órgãos deliberativos, nomeadamente, Comissão Política e Comité Permanente. Essa sua aceitação faz com que seja ouvido até nas questões que transcendem interesses partidários.



*Hitler Samussuku*: 35 anos, formado em ciências políticas, atualmente cursando o mestrado na mesma área na Universidade de Brasília. Foi membro integrante do conhecido caso dos 15+2 e foi o primeiro preso político na era João Lourenço. Hitler Samussuku e seu movimento 3 Divisão são atualmente a maior dor de cabeça do governo angolano. Tem organizado diversas manifestações contra o governo de João Lourenço.



*Alfredo Cumbi Júnior*: é presidente da Associação dos Jovens Empresários de Angola, pós-graduado em resolução de conflitos. Cumbi Júnior tem se destacado por ser um jovem líder congregador que une, na associação que dirige, empresários de todas as áreas. Nos últimos anos, recebeu prêmios pelo trabalho que tem desempenhado em prol dos jovens empresários angolanos em mais de 20 países.


*Rui Pinto de Andrade*: O filho do político do MPLA Rui Falcão colocou o nome de Angola no mais alto patamar do automobilismo ao vencer o campeonato mundial de automobilismo de resistência na categoria LMP2 pela equipe WRT. Aos 23 anos, Rui é o primeiro angolano a conquistar esse prêmio.




*Salazar Sabalo (Sacatindi)*: 34 anos, jurista de profissão, criminalista, perito e ativista, atualmente residente em Lisboa. Com seu laboratório "Sacatindi", tem levado a cabo denúncias contra corrupção dentro do aparelho do Estado. É o jovem com mais seguidores na província de Benguela e o jovem mais influente na segunda maior cidade do país, mesmo não vivendo naquela parcela do território angolano. Sacatindi ficou conhecido por ser discípulo de Abel Chivukuvuku e por ser, no início da coligação CASA-CE, o braço direto do político em Benguela.



*Claudio Manuel (Claudio In)*: é radialista e foi candidato a deputado na lista da UNITA. Seu programa é líder de audiência em seu horário e é uma voz ativa nas questões sociais do país. Depois das eleições gerais em 2023, Cláudio foi obrigado a fugir do país com sua família devido a perseguições políticas.



*Tito Cambanje*: Advogado e professor, tem se destacado não apenas por suas convicções políticas, mas também por seu carisma e determinação em suas atividades políticas. Aqueles que convivem com o jovem político têm a oportunidade de reconhecer suas notáveis qualidades humanas, políticas, de liderança e trabalho árduo. É, sem sombra de dúvida, o político da JMPLA na atualidade, o único que está sempre à disposição para debater o país com jovens de todas as esferas da sociedade.







*Isaías Kalunga*: O líder do Conselho Nacional da Juventude, ao longo do ano, desbravou o país e apresentou projetos concretos em prol da juventude. Amado e odiado, no geral, Kalunga é um jovem congregador que tem aceitação pela juventude angolana.



*Fly Skuad*: Músico e CEO da RRPL, tornou-se nos últimos 7 anos uma das pessoas mais influentes na cultura angolana e nas redes sociais, e a batalha de rompimento RRPL, fundada por ele, se tornou fonte de rendimento para muitos jovens e famílias. Em 2021, criou seu podcast, que se tornou o mais assistido pelos angolanos nos últimos anos.


*Gabriel Veloso Neto*: Jornalista de profissão, atualmente trabalhando como Assessor para Administração de Conteúdos e Informação da RNA. É um dos melhores repórteres em matérias sociais do grupo Rádio Nacional de Angola. Membro do Comitê Central do MPLA, dirigente do Kabscorp do Palanca, é, sem sombra de dúvidas, um dos jornalistas mais influentes do país. A influência de Veloso vai além da comunicação social, o jovem jornalista é acarinhado por todos os dirigentes do país.



*Francisco João Domingos*: Ou simplesmente Predador de Notícias, licenciado em marketing pela Universidade Federal de Brasília, é o CEO do canal do YouTube EMS TV, líder de "audiência" do país nesta especialidade, e tem servido como um meio de pressão e formação de opinião. Com este canal, que em quatro anos conseguiu mais de 60 milhões de acessos, consegue penetrar nos mais variados círculos da vida nacional.



*Pedro Muenho*: 29 anos, formado em jornalismo e marketing, é pós-graduado em Webjornalismo pela Faculeste e mestre em Jornalismo pela Esneca Business School- Latinoamerica (Esneca), e mestre em Direção de Recursos Humanos (Universidade Isabel 1 de Catalunha). Residente no Brasil, em 2016 criou o site Lil Pasta News com um grupo de amigos, e em pouco tempo se tornou líder de audiência em Angola. Através do seu site, tem sido uma arma de resgate ao verdadeiro jornalismo, num país sem liberdade de expressão.



*Sarchel Necésio Seraponzo*: É o fundador e CEO do site Platina Line, conhecido como o maior portal de entretenimento de Angola. Estudou administração de empresas no Brasil, na Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense, e concluiu o curso em 2012. Criou a rádio Platina Line e tem dado oportunidade para vários jovens no ramo da comunicação social, sendo sem sombra de dúvida um exemplo de jovem de sucesso.



*Clênio e Clésio Gomes*: Fundadores da maior produtora do país, Clé Entertainment, têm desempenhado um papel diferenciado no mercado, ajudando a promover a imagem dos artistas e abrindo portas para o desenvolvimento da cultura nacional. Além da vertente cultural, o grupo Clé Entertainment tem feito trabalhos em outras áreas como construção civil e aviação.



*Vera Daves*: Uma jovem com um histórico invejável. Já desempenhou funções importantes no aparelho do Estado, com destaque para a Comissão de Mercado de Capitais em 2014, onde foi presidente, Administradora Executiva da Comissão de Mercado de Capitais e Técnica de Finanças na Sonangol ESSA. Atualmente, é Ministra das Finanças, tecnicamente evoluída, solta no discurso e a mais jovem do Bureau Político do MPLA. É uma figura que reúne muitos consensos por priorizar em seu trabalho mais carga técnica do que ideológico-partidário. No setor das finanças nacionais, Vera é uma voz incontornável, conseguindo influenciar decisões políticas e não só.



*Milca Cuessue Caquesse*: É uma advogada e política angolana. Ativista social para as questões de igualdade de gênero, é presidente da Mesa da Assembleia-Geral da Associação Angolana de Cidadania e a atual administradora do município de Luanda, destacando-se pela excelência na execução de suas tarefas.



*Vicente Venâncio*: Mestre em comunicação e agente da polícia nacional, o palestrante tem se destacado ao longo destes anos pela excelência e qualidade de sua performance quando é chamado em diversos eventos. Vicente é a prova clara de que o jovem angolano só precisa de oportunidade.


*António Sawanga*: foi reconhecido pela sociedade civil como o maior mobilizador do ano. O líder do MOVANGOLA percorreu, durante este ano, um conjunto de ações sociais e de sensibilização aos cidadãos no sentido de preservar a paz, respeitar os órgãos de soberania, preservar o patrimônio público e privado, bem como combater os males das redes sociais. No circuito político e social, Sawanga é visto como um dos grandes cabos eleitorais que se destaca em vários setores da sociedade civil, algo que não se via há muito tempo.



*Januário Joaquim Mujinga*: também conhecido como Príncipe Ouro Negro e Rei do Kuduro, é um músico do estilo kuduro. Nos últimos anos, através de seu estilo único, conquistou o mercado brasileiro, sendo o primeiro cantor angolano a ter uma música conhecida em todo o território brasileiro, um país com mais de 220 milhões de habitantes. É conhecido no Brasil como o rei do Kuduro e dos memes. Ouro Negro forma uma dupla com Presidente Gasolina, juntos formando o grupo Os Namayer.



*Baptista José Miranda*: é um youtuber angolano, nascido na província de Benguela. O jovem conquistou o coração do público brasileiro e hoje é uma referência neste país da América Latina. Batista é um exemplo de superação e conquista, não sendo valorizado em seu próprio país, mas encontrando seu espaço no Brasil.



*Matias Muessapi*: licenciado em Matemática e pós-graduado em Atuária e Gestão de Risco, foi considerado o filantropo do ano pelos mais de 15 milhões de leitores que acessaram o Lil Pasta News este ano. O professor Matias Muessapi, atualmente trabalhando como consultor de seguros e atuário, destacou-se em 2023 por suas ações sociais em prol da juventude. Como fundador da Visionárus, Matias Muessapi organizou diversos cursos gratuitos de seguros em 2023, abrindo portas para jovens interessados nessa área de atuação. De acordo com dados do Lil Pasta News, ao longo de 2023, Matias Muessapi formou mais de 1500 jovens nas áreas de seguros, e muitos deles já conseguiram emprego nesse setor.



*Diavava Bernardo*: mais conhecido como Coronel Bernardo, foi eleito o jovem do ano pelos leitores do Lil Pasta News. Essa nomeação vem em reconhecimento aos esforços e conquistas do professor ao longo de 2023, principalmente por seu projeto "Angola Matemática Talento". Coronel Bernardo ganhou destaque inicialmente como um MC cristão nas batalhas da liga RRPL. Sua abordagem única e foco em evangelizar os participantes do concurso chamaram a atenção da mídia e do público. No entanto, foi em setembro de 2022 que ele liderou uma manifestação estudantil contra a falta de carteiras escolares, o que resultou em sua suspensão por tempo indeterminado. Apesar desse obstáculo, o professor Diavava, especialista em matemática, não se deixou abater e decidiu criar o projeto "Angola Matemática Talento" no ano seguinte. Com o objetivo de descobrir novos gênios da matemática no país, o projeto foi iniciado com poucos recursos e sem apoio institucional. O projeto Angola Matemática Talento tem proporcionado oportunidades e descobriu talentos promissores da área da matemática em várias províncias de Angola.



*Francisco Muteka*:  O jovem jurista e advogado foi destaque em diversos jornais ao longo deste ano. Ele foi responsável por conseguir a soltura dos presos políticos Tanaice Neutro e Luther King. Tem lutado contra o regime no caso Lussaty e tem defendido Neth Nahara. Muitos advogados o apelidaram de "advogado dos casos impossíveis".



*Jerônimo Nsisa*: é engenheiro informático, professor universitário e ativista dos direitos humanos. Ele se destacou ao longo do ano na defesa dos direitos de todos os angolanos. Nsisa teve a coragem de denunciar as falcatruas de diversos políticos e atualmente enfrenta um processo contra o governador da província do Zaire.



*Euclides Luís de Castro*: fundador da plataforma Jango Cultural, é sem sombra de dúvidas um ativista de mão cheia. Residente na província do Huambo, Castro tem tirado o sono dos governantes locais e a nível nacional. Ele é um dos poucos que não apenas critica, mas também apresenta soluções para o bem comum da província e do país.



*Isidro Canganjo*: fundador do site Factos Diários, tem se destacado ao longo do ano pela rigorosidadena informação e tem sido um dos jornais online mais acessados devido à existência e qualidade da informação.



Eduardo Siqueira Campos- Redação Lil Pasta News

Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários