Os negócios do Abanca, o novo dono do banco de Isabel dos Santos



O Abanca dedica-se sobretudo à atividade financeira, banca, seguros e outros serviços financeiros.


Segundo à imprensa lusa, os galegos que estão prestes a se tornar nos donos do banco até então liderado por Isabel dos Santos, são um conglomerado com investimentos e interesses que vão desde o vinho e turismo, imobiliário e peixe, até ao futebol.



Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762


O banco galego controla o clube Deportivo de la Coruña, que milita na Segunda División B, a terceira divisão do futebol espanhol. Apesar de estar longe do sucesso do passado, é o grande clube da região da Corunha, onde o banco mais está implementado.


O clube atravessa tempos conturbados a nível financeiro. Em julho de 2020, no âmbito de uma operação de capitalização por via da conversão de dívida de 35 milhões de euros, o Abanca tornou-se no maior acionista do emblema com 76,66% do capital.


A operação "foi concretizada com o objetivo de participar na gestão e reestruturação" do Depor, "restaurando o seu valor no mais curto prazo possível, e preparar um plano de alienação para admitir novos acionistas e recuperar o investimento", segundo revela o banco nas contas de 2022.


Nueva Pescanova


Tal como no clube, o investimento na Nueva Pescanova, com sede em Vigo, representa a ligação do banco à comunidade.


O Abanca detém 97,8% da empresa de congelados de pescado, depois de ter adquirido as posições aos outros bancos, incluindo a Caixa Geral de Depósitos (CGD)mas o objetivo é vender a companhia.


Com 12 mil trabalhadores em quatro continentes, a Nueva Pescanova esteve prestes a ser vendida este ano ao grupo canadiano Cooke - oferecia 150 milhões por 80% (mais dívida). As negociações não chegaram a um bom porto e, em outubro, o Abanca anunciou que se prepara para dar um novo rumo à empresa.


Outros negócios


Para lá destas empresas, o Abanca tem investimentos noutras atividades, sobretudo no ramo imobiliário, segundo as contas de 2022: Cidade Tecnolóxica de Vigo, Parque Tecnolóxico de Galicia, Laborvantage – Investimentos Inmobiliários e Turísticos, Obenque (imobiliário) e Raminova (Imobiliário).


O banco chegou a ter uma participação de 5% na Media Capital, dona da estação televisiva portuguesa TVI. Mas acabou por alienar a sua posição em 2021.


Luanda Post 


Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários