Contra o opressor ? Diziam que sim , pois era de espantar a forma como alguns deles se tornavam figuras queridas, admiradas e respeitadas pelas gentes do bairro.
Ou seja por uma parcela daquele que já foi considerado como o maior.
Mais famoso e populoso bairro Sambizanga ao ponto que falar do bairro sem mencionar alguns deles, os mais famosos não é se fazer justiça.
Eram considerados gatunos limpos, uma espécie de Revús do jeito como eles entendiam era a melhor forma de lutar.
Pois, muitos deles depois de alguns assaltos na cidade capital Luanda de regresso ao bairro distribuíam.
Rebuçados e balões às crianças do bairro, o mesmo faziam também as duas putas mais famosas daquele tempo da nossa zona a mana Fatita e Joaninha.
Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762
Naquele tempo e contexto considerar como ( gatuno bom ) aquele que só assaltava brancos ricos e repartiam com os pretos nos musseques suava de outra maneira.
já não é o mesmo como hoje onde pretos substituiram os brancos para assaltar ate o nada que tem o pobre, preto, pedinte para repartir com o branco dentro e fora do país.
Eu me recordo de grande parte deles ainda tão bem como se hoje e não tenho problemas.
Em falar deles e vou falar sempre porque fazem parte da história do bairro pela positiva ou pela negativa isto que fique ao critério de cada um.
Quem se recorda do Paixão que depois se batizou com o nome de Rochereau que estava entre os gatunos considerados de cinco estrelas?
Aliás estou a preparar um trabalho onde vou falar detalhadamente de cenas que conheço de fazer qualquer um, cair.
Aprontadas por alguns gatunos mais famosos daquele tempo do bairro e de outros que não eram do bairro , mas era por trás da loja do Tondela onde faziam a sua mutamba e davam as suas baforadas.
Já eram tempos marcados por intensa consciencialização política, muitos jovens já fugiam dos bairros para irem aos Congos.
Se juntar aos kotas que ja lutavam militarmente nas matas contra o colonialismo, que culpa temos nós que eles usassem os assaltos aos brancos ricos como sua forma de se rebelarem?
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação
0 Comentários