Defensor dos Direitos Humanos detido injustamente é liberado após intervenção de ativistas



Na manhã de hoje, por volta das 8h, o Senhor José Domingos, conhecido como Cota Zé e renomado Defensor dos Direitos Humanos na região do Huambo, foi detido juntamente com outros dois membros mais velhos da comunidade da Etunda. As informações recebidas indicam que a ordem de detenção foi emitida pelos comandantes Katuta, Tabaco e pelo funcionário do Gabinete Provincial de Infraestrutura e Obras do Huambo, Sandambongo.


Graças à pronta intervenção de ativistas locais, nomeadamente Bento Chiambo, Deguilson Jololo, Poeta Ukwanana, Cruz de Deus e o advogado Félix Bom-Ano, o Senhor Kota Zé foi libertado sob condição às 18h:56'. O trabalho incansável desses ativistas possibilitou que a liberdade condicional fosse concedida e que ele pudesse deixar as instalações do SIC-Huambo.



Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762


É importante ressaltar que Sandambongo, um dos mandantes da detenção, é funcionário do Gabinete Provincial de Infraestrutura e Obras do Huambo e já possui diversas queixas registradas contra si. Essas queixas estão relacionadas a questões de conflitos de terra, onde funcionários do governo, muitas vezes, se aproveitam de seus cargos para distribuir terrenos destinados à construção habitacional, mas acabam beneficiando apenas algumas pessoas, enquanto o restante dos terrenos é utilizado em esquemas de venda, com todo o dinheiro sendo direcionado para seus próprios bolsos. Essas ações demonstram uma falta de consideração pela população local e uma violação das normas de compensação justa.


É importante ressaltar aos responsáveis por essas práticas que os cargos que ocupam não são eternos e que o poder que possuem hoje pode ser perdido amanhã. A sociedade exige transparência e justiça nas ações do governo, especialmente quando se trata da apropriação e distribuição de terras.


Até o momento, vale ressaltar que nenhuma culpa foi atribuída ao Senhor José Domingos e aos outros membros detidos. As investigações estão em andamento, e espera-se que a verdade seja esclarecida e a justiça prevaleça.


Poeta Ukwanana

Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários