Eu pensava que o MPLA se tinha desistido da ideia de criar 417 novos municípios e duas novas províncias. Esta ideia é doida. Muitos países estão a diminuir o número de províncias e municípios com vista a poupar dinheiro, a ter menos despesas públicas. Em 2016, a França operou uma reforma político-administrativa do seu território que reduziu o número de províncias (em França diz-se "Regiões") de 22 para 13. No El Salvador, idem, reduziu-se o número de entidades da divisão territorial do país. Reduzindo o número de províncias e municípios, reduz-se as despesas de funcionamento. Menos salários para os Governadores provinciais e seus adjuntos etc. Mas Angola que já tem dificuldades económicas quer criar mais 417 novos municípios e mais duas províncias? Quer dizer que quer aumentar as despesas do Estado numa fase em que o país não tem dinheiro ! É mesmo isso inteligente ? Isso é mesmo sério e responsável como governação?
Infelizmente o MPLA é guiado pela obsessão da permanência no poder. A sua agenda política é ficar no poder a todo custo. O compromisso do MPLA é com a manutenção do poder e não com o povo angolano. Para o MPLA sair do poder é o fim de tudo.
Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762
Esta ideia doida de criar 417 novos municípios e 2 novas províncias (dividindo as atuais províncias de Moxico e Kuandu Kubangu) é motivada pelo medo do MPLA de perder o poder na maioria dos atuais municípios nas eleições autárquicas. Por isso quer ampliar os municípios com vista a poder conseguir dirigir alguns. Isto é triste. Um partido governante movido por tais motivações e que funciona calculando sempre se o que faz irá ou não garanti-lo permanecer no poder, não pode governar um país. Porque este país não irá a lado nenhum ! E é por isso mesmo que Angola não avança. Porque o MPLA calcula tudo e evita fazer as reformas que o país tanto necessita mas que riscam de perigar a sua manutenção no poder.
A reforma da divisão territorial que se impõe é que nunca pensam em realizar. Eu proponho (e faz um tempo que venho falando disso) o seguinte: devemos operar a fusão das províncias de Bengo e de Luanda para se tornarem numa só província. A província fica com o nome Bengo, e a sede ou a capital provincial fica Luanda. Porque proponho isso? Porque temos muito espaço em Angola mas vivemos apertados em Luanda como sardinhas numa lata. Precisamos ocupar os demais espaços onde não vive ninguém a fim de vivermos de maneira arejada, e podermos respirar devidamente. Assim sendo, poderemos destruir muitas construções anárquicas e feias que existem em Luanda e construir outras, mas sempre de modo arejado. Poderemos construir auto-estradas largas etc, e evitar engarrafamentos que cansam os habitantes da cidade capital do nosso país.
Já que o povo angolano não está a conseguir tirá-lo do poder, oro a Deus para que faça algo que tire esta organização do poder. É muita maldade contra este povo. Estamos exaustos com esta desgovernação diabólica !
Wasolua Mayassi "Patriota Liberal".
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação
0 Comentários