LUNDA NORTE: Tribalismo, nepotismo e amiguismo, assombra a governação da Deolinda Satula



A exigência dos povos Imbangala, Holos, Kadi, Chinji , Bassucos e outros subgrupos dos kimbundos e dos Congos que habitam na zona sul da Lunda-Norte, tem sua razão de ser e merece muita atenção da parte do João Lourenço, do contrário, deixou escapar a joia da coroa do MPLA, e arrisca perder as eleições em 2027.

A propalada divisão administrativa como tábua de salvação daqueles povos mais a sul da Lunda-Norte não tem apenas contornos sociopoliticos, converge também em sair da escravatura moderna que um grupo é*tnico impõe aos outros por estes não terem representatividade nos órgãos de decisão ao nível da provincia.



Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762


Não se compreende, que uma provincia multi étnica, seja apenas governada por um único grupo etn*ologuistico, por mais superior que este seja, a ser assim, é negar o direiro de existência destes povos.

Uma realidade que se esperava abolida no consulado da Vilarinho por conhecer melhor a Lunda-Norte e pelo facto de ser mulher mãe, cuja espírito parecia agregadora  como é o ser de uma mãe.


As nomeações dos vicês-  governadores por ela propostos, sendo estes de uma única e*tnia, revelaram o total engano de quem assim pensava. Se ainda restava alguma esperança, hoje acabaram-se todas as dúvidas. 


As recentes exonerações e nomeações dos Administradores municipais que a Radio Lunda-Norte acaba de anunciar, revelam-se repletas de ó*dio, rancor,  separatismo, tri*balismo, nepotismo e amiguismo.


1. todos os administradores nomeados são de um único grupo et*nolinguistico.

2. O jovem Gastão Cahata foi vítima de ra*ncor por supostamente ter recebido mal a Satula enquanto Vice-Governadora,

3. A Jovem que ela mandatou em substituição do Jurista Paiva no município do Xá-Muteba, é, além de revelar incapacidade de resposta naquele município é amiga da Governadora

4.O que vai assumir os destinos do Cuango, diga-se ser parente. 

A tristeza da Lunda-Norte  tem a cumplicidade do Presidente da Republica,  prometeu divisão da província que seria como devolver a autonomia há um povo soberano, na última hora foi retirada da agenda. Está-se a falar de um povo que votou vitoriosamente para sua reeleição.


Senhor Presidente, está claro que, para  2027 ganhaste mais opositores. Senhora Satula, o povo do sul da Província da Lunda-Norte não são v*assalos, cabungus nem mão de obra barata que vocês entendem usar apenas para elevar vossa fasquia.


A ser assim, nem com batota o MPLA pode espera muito daqueles povos, temos acompanhado o desprezo deles, e os vosso actos vão obrigá-los a pôr fim do vinculo fiel com o vosso partido.

Att: GN na L.Norte.




Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários