O MPLA condecorou ontem, quinta-feira, 6 de Abril, em Luanda, com duas medalhas, um dos responsáveis pelas mortes de os músicos angolanos David Zé, Urbano de Castro e Artur Nunes, no rescaldo dos acontecimentos que se registou a 27 de Maio de 1977. Trata-se do músico e compositor Carlos Lamartine, que foi agraciado "pelos seus feitos em prol da nação".
A condecoração foi efectivada com a entrega de duas medalhas designadas das "Militante de Vanguara e loji ya- Henda", pela vice-presidente do MPLA, Luísa Damião.
A cerimónia de distinção aconteceu por ocasião da celebração do vigésimo primeiro aniversário da Paz e Reconciliação Nacional, assinalado terça-feira.
Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762
No livro intitulado "Matadores do 27 de Maio de 1977", publicado em Dezembro de 2013, em Luanda, pela Fundação 27 de Maio, na altura, liderado pelo malogrado general José Adão Fragoso, lê-se o seguinte:
"Carlos Lamartine transitou de bufo da PIDE-DGS para DISA. Denunciou e ajudou os carrascos na caça dos seus companheiros músicos dentre eles, David Zé, Urbano Castro e Artur Nunes, etc.. Chegou por recompensa a membro do Comité Central do MPLA".
Durante o seu discurso, a vice-presidente do MPLA disse que é com "imensa satisfação" que o partido distingui Carlos Lamartine, a quem considera como um militante e cidadão que muito cedo abraçou os ideais da liberdade e da defesa da pátria.
Sublinhou ainda que Lamartine é um dos principais artífices da música popular angolana e que tornou-se no mais popular músico, tendo sido co-autor do Hino Nacional de Angola "Angola Avante".
Perfil
Carlos Lamartine nasceu em Benguela a 29 de Março de 1943, mas foi no Marçal, em Luanda, onde deu os primeiros passos musicais.
Foi o regente principal do Grupo Coral Gigante do Acto da Proclamação da Independência de Angola, no dia 11 de Novembro de 1975, e do Coral no Acto da Tomada de Posse do 1º. Governo da República Popular de Angola, que teve lugar na Câmara Municipal de Luanda.
Antigo adido cultural na República Federativa do Brasil, Carlos Lamartine é quadro reformado do Ministério da Cultura.
Teve várias distinções, como o Prémio Nacional de Cultura e Artes na categoria de Música, em 2017, e o Prémio Carreira no AMA (Angola Music Awards).
O artista foi ainda homenageado no Festival da Canção de Luanda da LAC, em 2013, numa edição onde os concorrentes interpretaram temas de sua autoria.
Carlos Lamartine, como é conhecido nas lides musicais, foi um dos fundadores do grupo "Os Kissanguela", tendo integrado outros grupos musicais na qualidade de vocalista e executante de tambor. Enveredou depois por uma carreira a solo, acompanhado pelos melhores conjuntos angolanos da época.
Destaca-se ainda como escritor com o seu primeiro livro, editado pela Mayamba, intitulado "Ser poeta em harmonias e silêncio", cujo lançamento foi exactamente no dia em que completou 80 anos de vida.
Imparcial Press
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação
0 Comentários