IRREGULARIDADES E FALTA DE COMPETÊNCIA PROFISSIONAL DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO MARÍTIMA NACIONAL



Completaram 1 ano e o Conselho de Administração da AMN continua a afundar de braços cruzados.

Estratégia contra a corrupção ou promoção da corrupção

No passado dia 1 de Fevereiro do corrente ano, denunciamos um esquema de desvio de milhões de kwanzas na capitania do porto de Luanda onde esteve involvido os  funcionarios capitão carvalho, Maria fruzzetti (financeira), Luis silva (o negociador dos terrenos), Ngonga Luzia (falsificadora dos recibos de pagamento), Dinis Bembele (ponta de lança do capitão), Amaral (chefe das multas), Cassongo entre outros.

Ao longo do nosso trabalho de investigação, após conversa com alguns funcionarios, foi nos dito que essa roubalheira era com conivencia de dois  membros do conselho de administração da AMN (o ADM dos Serviços Locais Olivio Jacinto e a ADM financeira Engracia Manuel) que recebiam do braço direto da financeira envelopes cheios com notas de 5mil kwanzas acto testemunhado por varios colegas.



Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762


Com a suspensão do capitão carvalho e da financeira Maria sob investigação de desvio de fundos e recebimento de valores dos agentes, o ADM dos Serviços Locais fez a cabeca da PCA para chefiar a comissão de inquérito porque os interesses dele estava em jogo. Ao longo dos trabalhos da comissão notou-se que o mesmo ADM esteve a desviar do propósito do inquérito alegando que foi lhe dado a missão de apenas bascular a vida e negócios do capitão carvalho na capitania, ou seja não mexer na financeira Maria atendendo que ela os tinha nas mãos.

Já se vão mais de 120 dias que ate agora o conselho de administração da AMN não tomou nenhuma iniciativa de exonerar ou qualquer outra ação em relação aos suspensos. Porém foram nomeados um novo capitão do Porto (Mario Dias)  e um novo financeiro (Emanuel Pires) na Capitania do porto de Luanda.


Para que estes não beliscacem os protegidos dos ADM dos Serviços Locais e da area das finanças, referindo Ngonga Luzia,  Dinis Bembele entre outros, foi orientado pelo ADM Olivio ao novo capitão para não criar mal clima de trabalho e deixando assim todos nos seus respectivos lugares e com as mesmas actividades. O que não foi de bom agrado do novo capitão que de seguida começou a transferir os colegas involvidos em desvios para bem longe da Capitania sede e em zonas onde não estariam a trabalhar na area de finanças, como por exemplo o Dinis Bembele que foi transferido para a terminal do kapossoca.

Com receios de que já não teriam mais possibilidades de verem os envelopes de dinheiro e de que os colegas poderiam abrir a boca e falar caso esses fossem transferido para lugares distantes da Capitania sede, os dois ADM arquitetaram e propuseram fazer mobilidade de tecncios para dissimular a real intenção que foi de levar para a sede o negócio que tinham na Capitania do porto de Luanda. E para isso, tinha que se ter as peças fundamentais na Sede da AMN (Luzia,  Rita, Keta…) a funcionarem na area das finanças para continuarem a fazer as falcatruas que era o pao de cada dia na Capitania tais como emissão de recibos falsos,  interacção com os clientes para futuros negócios, recebimento de valores fora do sistema etc.


Somos a creer que a PCA da AMN não tem conhecimento do que esta a ser cozinhado por esses dois ADM.

 

Falta de um real plano com as actividades bem definidas

Por hoje, o conselho de administração da AMN tem trabalhado como “um tapa buraco” o que demonstra a falta de um plano coerente das actividades que vao ser feitas ao longo dos tempos. Hoje da se inicio de um tema e em uma semana é esquecido e começam um novo tema sem mesmo terem fechado o outro tema.

Exemplo de temas que foram esquecidos: assinatura dos contratos de trabalho, recuperação das lanchas, aquisição de viaturas para fiscalização,  criação do logótipo,  construção e reparação das delegações e postos,  as 30 não conformidades, sistema VTS, marine trafic…

Indícios que demonstram uma má gestão financeira


As receitas geridas pela AMN na pessoa da ADM financeira é feita pelas capitanias, em retorno é enviado uma cota financeira todos os meses para comprarmos as nossas necessidades de tinteiros,  comida, reparação dos carros por aí.  Esse sistema de cota sempre funcionou mesmo se os valores são baixos mas o importante é manter tudo em funcionamento e não ter atrasos no pagamento do salario e renumeracao suplementar.

Mas a caminho de um ano para a nossa capitania que mais arrecada tem sido quase impossível em receber essa cota, aonde vai o dinheiro das nossas receitas??? Que não nos digam que esta se pagar o salario com ele porque ate agora ainda temos atrasos de 3 renumeracões!!  Como a capitania vai comprar tinteiros e papel se não recebemos cotas? Se começarmos a receber dinheiro em mão serão mesmo voces a nos criticarem!

As Capitanias têm feito um exercício muito grande so para manterem os servicos activos porque tem se registado muito descontentamento, as multas não são distribuidas aos autuantes a ainda assim tem iluminados que pensam em fazer rotatividade na distribuição das multas… Até onde chegamos??

Esse é um apelo a administração da AMN,  não é essa AMN que sonhamos!

Até breve!




Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários