JORNAL E A TELEVISÃO FOLHA 8 PACTUAM COM A PROPAGANDA ENGANOSA



O Jornal e a televisão Folha 8, passaram recentemente nas suas páginas de que a empresa OMATAPALO, demoliu algumas residências que estavam no perímetro de segurança da subestação de energia eléctrica no Zango 3, em que o dono da empreitada o governo central, através da administração municipal de Viana, demoliram algumas residências, e nada tem a ver com essa empresa.

O Jornal 24 HORAS, foi para o local e constatou que, a atitude da direcção daquele órgão de comunicação tem como objectivo criar um descontentamento no seio da população visada para atingir os dirigentes da empresa OMATAPALO, assim como vandalizar todos os seus meios, ou seja, criar revolta contra a mesma firma.

A direcção do Jornal e a televisão Folha 8, ‘’sempre prosseguiram alguns sócios da OMATAPALO, e não sabemos, o porquê, mas acreditamos que aqui existe um forte ódio, por parte do seu director, William Tonet, e tem feito perseguição de forma reiterada. Alguém que se diz, ser jornalista e jurista não consegue separar a ética da deontologia. Mas a culpa são daquelas pessoas que tem comportamento desviante que leiam o seu jornal’’, desabafa o cidadão Pedro Perneira, diante deste jornal.   

Por sua vez, o funcionário sênior da empresa, OMATAPALO, João Chingechi, esclarece que, ‘’o comportamento do Jornal Folha 8 e da sua televisão que é transmitida via online, em apresentar factos revertidos, tudo porque tem como objectivo atingir outros interesses, menos os da Nação. Já houve um comunicado de imprensa a dizer que a empresa, OMATAPALO, não tem nada a ver com as demolições que aconteceram no Zango 3, insiste no mesmo erro. Achamos que isso não é jornalismo, mas sim propaganda, e estão a criar outras situações. O jornalismo não se pactua com mentiras, mas sim com verdade’’, alerta.


Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762


Acha que, ‘’o Jornal e a televisão Folha 8, para além de não ter um controlo do seu proprietário, William Tonet, é controlado por um português que se diz ser natural do Huambo, e todo que é notícia de Angola, prefere publicar o contrário, ou seja, faz para criar ataques contra os empresários angolanos que estão a dar-se muito bem. Nem sequer chegaram de contactar a nossa empresa, e preferiram escrever assuntos que não tem nada a ver com nós’’, refere.

Assegura que, ‘’o desespero do Jornal e da televisão Folha 8, é que num passado, não muito recente, antes beneficiava de dinheiro públicos, e como lhe afastaram, e não sabemos como. Antes faziam a construção de Jangos para a Polícia Nacional, e foram afastado por não apresentarem contas, e nem nunca pagarem a segurança social dos seus trabalhadores. É isso que deveria escrever, e não inventar factos’’, enfatiza.

Avança que, ‘’em função da frustração e a OMATAPALO se estar a dar bem, agora o seu objectivo é combater a classe empresarial angolana, que tem criado emprego para muitos. Estamos a criar uma sociedade séria com as nossas políticas sociais. O que é que o Jornal e a televisão Folha 8 já fizeram em benefício desta sociedade? – O que sabemos não fizeram nada’’, lembra.  

‘’Há muito que o Jornal e a televisão Folha 8, caíram no descrédito, e agora tem efectuado uma grande palhaçada política, e criam notícias todas elas inventadas e sem qualquer prova daquilo que escrevem. Já é altura da Comissão de Carteira e Ética, começar actuar com jornalista que inventa factos, como é o caso dos jornalistas daqueles órgãos’’.

Aconselha que, ‘’o Folha 8 deveria fazer um bom jornalismo, não propaganda, e a nossa sociedade precisa de um jornalismo educativo, e não destrutivo. Acreditamos que, quem propaga informações falsas com o objectivo de terem seguidores nas redes sociais não colhe, e estão a contribuir para a destruição desta sociedade que precisa de jornalistas educativos e não péssimos’’, disse.

Refere que, ‘’ao inventarem este tipo de informações, não respeitam a ética e a deontologia profissional, e quem assim o faz, não merece ser jornalista e nem jurista, e a sociedade tem que banir estas pessoas. A ética, começa em casa, e na escola profunda-se, e quando não se tem em conta este desiderato, não devem ser jornalista, apenas propagandista, e o seu lugar é nos partidos políticos, e não no jornalismo’’, alerta João Chimgechi.

‘’JORNALISMO NÃO É TOMAR PARTIDO, MAIS SIM, IMPARCIAL’’

O Jornal 24 HORAS, conversou com o jurista, Domingos Manuel, em que, reprova o posicionamento do Jornal e da televisão Folha 8, ‘’jornalismo, não é tomar partido, mais sim, ser imparcial. O que fizeram não é ético, é apenas, nada mais do que linchar a imagem de uma empresa nacional que tem granjeando prestigio nacional e internacional’’, disse.

Considera que, ‘’os actos administrativos são para serem cumpridos. Os ocupantes foram avisados de que na área em que estão a construir vai servir uma empreitada pública, mas os mesmos construíram, agora eles devem arcar com as consequências. Já estamos habituados a ouvir que quando se demoli uma residência tem sempre um culpado, mas não pensaram antes. Quando um jornal inventa factos deve mostrar as provas, e quando assim não se procede quem consequências criminais, como o crime de falsas informações, difamação e a injuria’’, disse.

Assegura que, a lei diz que, ‘’quando o Estado precisar de um terreno que é sua reserva, e vens construir ao seu bel-prazer, e da mesma forma que foste, podes sair, é o que aconteceu. O terreno é de interesse público, e o Estado foi apenas recuperar. Aqui o Estado não tem nada que indemnizar, eles devem procurar aqueles que lhe cederam o espaço e lhes responsabilizar de forma criminal e civil’’, enfatiza.


Jornal 24 Horas 


          𝐉𝐮𝐧𝐭𝐨𝐬 𝐒𝐨𝐦𝐨𝐬 𝐌𝐚𝐢𝐬 𝐒𝐞𝐠𝐮𝐫𝐚𝐧𝐜̧𝐚 𝐒𝐨𝐜𝐢𝐚𝐥




Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários