Gugu nos EUA



Vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores da Assembleia Nacional, Agostinho Van-Dúnem (Gugu) aguarda o “agreement” de Washington para ser acreditado como embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola nos Estados Unidos da América.

Aos 51 anos de idade, Agostinho Van-Dúnem será o sétimo embaixador de Angola nos Estados Unidos. 

Ele vai render Joaquim do Espírito Santo, que será despachado para a “remota” Guiné Equatorial.

Em Dezembro do ano passado, este portal antecipou o afastamento de Joaquim do Espirito Santo da embaixada nos Estados Unidos.

Tratado em Washington, para onde se deslocou para a cimeira EUA-África, como “qualquer um”, a quem o Presidente Biden não recebeu num encontro a sós, João Lourenço regressou a Luanda decidido a fazer uma profunda varredura na embaixada de Angola nos Estados Unidos. 



Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762


À partida de Luanda, quer a assessoria diplomática do Presidente quanto a embaixada angolana garantiram a João Lourenço um encontro privado com Joe Biden.

Mas, em Washington, o Presidente João Lourenço foi colocado “na bancada geral”. 

Lesta, a assessoria diplomática do Presidente lavou as mãos e endossou o insucesso ao embaixador Joaquim do Espírito Santo. 

Aliás, só em Washington é que o Serviço de Inteligência Externa informou o Presidente João Lourenço que o embaixado angolanor nos Estados Unidos era mais conhecidos em bares e pubs do que por actividades diplomáticas. Frequentes vezes trocou eventos oficiais, onde poderia interagir com outros diplomatas, por actividades lúdicas. 

A  transferência de Joaquim do Espírito Santo para a Guiné Equatorial pode significar a derradeira oportunidade.

O futuro embaixador de Angola nos Estados Unidos é formado em Relações Internacionais pela Universidade portuguesa de Minho. Foi secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores no consulado de Manuel Augusto.

Antes, trabalhou na Assessoria Diplomática do Presidente da República. 

Por essa ordem, já foram embaixadores extraordinários e plenipotenciários de Angola nos Estados Unidos José Patrício, António Grança “Ndalu”, Josefina Diakité, Bento Ribeiro “Kabulu” e Agostinho Tavares. Joaquim do Espírito Santo receberá a “guia de marcha” para Malabo mal o Departamento de Estado aprove dê o “agreement” a Agostinho de Carvalho Van-Dúnem. 

Enquanto deputado pelo MPLA, Agostinho Van-Dúnem tem sido das vozes mais críticas da UNITA.

Recentemente, gravou um vídeo em que quase classificou o maior partido da oposição como um bando de oportunistas que luta apenas por benesses para si.


Correio Angolense 


          𝐉𝐮𝐧𝐭𝐨𝐬 𝐒𝐨𝐦𝐨𝐬 𝐌𝐚𝐢𝐬 𝐒𝐞𝐠𝐮𝐫𝐚𝐧𝐜̧𝐚 𝐒𝐨𝐜𝐢𝐚𝐥




Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários