Estes são valores em volume, sendo que em 2022 foram exportados 147,82 mil metros cúbicos de granito "contra" 67,99 mil metros cúbicos de 2021.A China continua a ser o principal destino deste produto, sendo que o crescimento o ano passado se deve a um crescimento exponencial das vendas para os Emiratos Árabes Unidos.
Este é um sector de grande importância na província, sendo que se analisarmos os valores de produção, 173,69 mil metros cúbicos, percebe-se que 85% teve como destino os mercados internacionais, apesar de neste valor poderem estarem alguns metros cúbicos produzidos em 2021 e que se encontravam em stock. A produção em 2021 foi de 114,99 mil metros cúbicos, havendo por isso um aumento de 85%.
Cláudio Mata, chefe do departamento de Recursos Minerais do gabinete provincial para de Desenvolvimento Económico integrado da Huíla, explica que com a pandemia que assolou durante dois anos o mundo, houve maior procura dos mercados internacionais porque os países que tradicionalmente exportavam estiveram fechados, e Angola aproveitou essas oportunidades e aumentou as vendas para o estrangeiro.
Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762
"Os Emiratos Árabes Unidos entraram também na corrida de importação do granito angolano mais ainda assim a China é o principal destino deste recurso mineral que sai maioritariamente da província da Huíla", referiu, explicando que este fenómeno contribuiu para o crescimento de 120% das exportações de granito.
Além destes países o granito da Huíla vai também para Taiwan, Espanha, Itália, sendo que em 2022 se abriram mais dois mercados de exportação, Geórgia e França. Entre as empresas que mais exportaram granito destacam-se a Angostone, Hipermáquinas (HM Granitos), Shalon, DFG-África e Rupsil & Filhos. De acordo com o responsável, actualmente a província é a maior produtora de rochas ornamentais do País e continua a crescer, aumentando sucessivamente nos últimos anos, tanto em termos de produção como de exportação.
A província da Huíla tem mais de 30 empresas licenciadas que operam no sector de recursos minerais, de entre elas constam 18 de exploração de rochas ornamentais, sendo as restantes são de água mineral, de ouro, britadeiras, areeiro, material cerâmica e de agro-mineral.
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação
0 Comentários