O mais velho Santos comissário político é outro de quem quase nunca se menciona.
Mesmo apesar da sua grandeza como um dos grandes comissários políticos que o MPLA eliminou nos acontecimentos do dia 27 de Maio de 1977.
Eu tive o privilégio de conhece-lo pessoalmente no CIR / Belize em Cabinda ainda antes da independência de Angola e de quem muito cedo me tornei seu fã acabando mesmo por se tornar no meu ídolo como político.
Um homem com muita sabedoria que já chegou a ser mencionado em alguns circulos fechados em como tendo contribuído para a escritura das 13 teses apresentadas por Nito Alves em sua defesa.
Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762
Em Belize dava gosto assistir as suas aulas políticas e engolir a coerência das palavras que saiam da sua boca sem gaguejar.
Foi na mesma altura em que conheci também a Mena, sua esposa, uma meia achocolatada bem simpática e de olhos verdes.
Mulher possante com quem mais tarde me encontrei no campo de concentração do Tari na kibala também detida como eu, depois dela ter passado pela casa da reclusão e lhe terem eliminado o marido.
A Mena foi a primeira mulher na minha vida para quem escrevi um poema pela primeira vez no dia do seu aniversário, e fiz um ramo de flores com capim para lhe oferecer.
Quase me caíram as lágrimas quando lhe entreguei pois a imagem do comissário Santos seu querido esposo eliminado derrepente se desfilava na minha memória.
A Mena saiu viva da cadeia , se a consciência não me trai tiveram uma filha.
Alguns anos depois voltamos a nos cruzar por coincidência em Portugal / Lisboa.
Batemos um curto papo ambos estávamos com pressa, ela estava a concluir um curso de virologia.
Que acredito ter mesmo concluido dado a sua qualidade de mulher que nunca vergava e nem cruzava seus braços na luta por um objectivo.
No CIR / Belize em Cabinda ele estava ligado a outro tambem comissario politico na altura Bornito de Sousa.
O curioso é que a primeira e unica vez que falei com o Bornito de Sousa curioso aqui nas redes sociais.
E lhe perguntei pela malta do nosso tempo com uma curta introdução ao 27 de Maio, só me falou dos vivos que eu pensava que tinham sido eliminados Mayunga e Kassefu.
Nem uma palavra sobre o comissário politico Santos seu camarada de muitas jornadas politicas e militares um dos pesos pesados no seio do partido eliminado?
Fez-me uma certa confusão, embora ele não seja obrigado a ter que me contar tudo, ate porque eu mesmo ja não estou longe de decobrir a cor do gato se preto ou branco.
Importa dizer, a família dos Santos morou nas Bs junto a cadeia de S.Paulo e com ele foi morto também um outro irmão mais novo, este foi meu colega na contra inteligência o tratamos tambem por Santos.
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação
0 Comentários