O GENERAL ANTERO VIEIRA- IN MEMÓRIAS



Nasceu no município do Andulo/Bié, onde fez os seus estudos primários. Deu continuidade dos seus estudos em Silva Porto/Cuito/Bié e que dispontou-se sempre como um bom aluno, saindo sempre no quadro de honra. Com o surgimento dos movimentos de libertação, em 1974, aderiu a UNITA.


Em 75 com o seu amigo 8/8, partem para o Masivi para treino militar e formação política respectivamente e pela sua sagacidade e prontidão, foi escolhido para fazer parte da equipa de segurança do lendário Comandante Lumumba, sendo assim colocados na província do Huambo. No mesmo ano formaram o esquadrão Lumumba, juntamente os Comandantes Kalutotãi, Luakuty e outros.




Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762


O mesmo esquadrão controlavam o corredor Londuimbai Lobito, até à retirada das cidades em 1976, participando assim na longa marcha e chega ao Delta em 1978. Participa em formações militares e é enquadrado na BATE sob o comando do Gen. Bock e transferido para a RM17 onde participou em grandes combates.


No início dos anos 80 foi colocado na Instrução e posteriormente no Gab do AC (Alto Comandante), posteriormente enviado para o interior, para mais tarde reforçar a Frente Kazombo, fazendo assim face a ofensiva do grupo expedicionário russo-cubano, que tencionava atacar a Jamba, criando dois eixos, Mavinga e Kazombo.


Em 1986, foi transferido para frente Cabinda, como comandante das forças especiais. Em 1988, com a patente de T/C, de volta à Jamba, na celebração do 13 de Março, foi apresentado e autorgado pelo Dr. Savimbi, na qualidade de Alto Comandante das FALA, o grau de COMANDANTE, na companhia dos Generais Demóstenes Chilingutila e Renato Campos, Ben Ben e Zaboba (que estavam ausentes), pelos êxitos obtidos na frente Cabinda. 


Em 88/89 é nomeado como comandante da frente Centro. Com o cessar fogo assinado no Luena e a consequente assinatura dos acordos de paz em Bicesse, em 1991, com a patente de Brigadeiro, chefia a delegação da UNITA na província de Benguela, recebido com apoteose, nos municípios da Ganda, Cubal, Caimbambo, Bocoio, Lobito e Benguela. O povo contava em Umbundu: "Andelo tua lavokale weya".


Com o retorno do conflito armado, em 92, coordena a província de Benguela, passa pela Huila e participa em 95 no encontro das chefias militares das FAA e FALA, na comuna da Chipipa, município do Huambo/província do Huambo e é colocado no Estado Maior no Bailundo. Pessoa afável, humano e amigo de todos. Tinha um sorriso que transmitia paz e esperança. 


Os seus feitos na luta para a causa e democracia em Angola, nunca serão esquecidos!


 Demetrio Kokelu Tulumba 



Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários