Carta aberta a Governadora Do Huambo Sra. Governadora Lotty Nolica



Excelentíssima senhora governadora Lotty Nolika e com muita estima e consideração que escrevo esta carta, e o faço aqui porquê não tenho oportunidade de o fazer em um outro meio. E espero que quanto a isso eu não seja mal interpretado por vossa excelência nem tão pouco pelo seus mandatários que em muitas das vezes têm confundido a liberdade de expressão como sendo um crime, mas só o fazemos porque temos liberdade de exprimirmos as nossas ideias sobre a vida pública nos termos dos artigos 40° e seguintes da Constituição da República.

Nesta carta devo em primeiro lugar enaltecer os esforços que tem sido empreendidos pelo seu executivo, e fazer das palavras do Pr. João Lourenço quando disse que o ser humano é um eterno insatisfeito fim da citação; com isso quero dizer que estamos insatisfeitos pela forma como a nossa urbe está atualmente, sem graça e sem rumo, e já não tem sido uma escolha para muitos Turistas cá virem porquê não tem realmente aquilo que o caracteriza como sendo a cidade de referência em termos de higiene e Limpeza, convivemos com lixo é um mato (capim) vêm aos poucos tomar conta da nossa urbe que pelo que parece está a concorrer para a categoria da cidade perdida ao envés da cidades vida e capital Ecológica.



Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762


Temos enormes problemas, e pelo que parece a Luz tem vindo a ganhar destaques positivos na governação de sua excia, e como o bem e sempre acompanhado do mal; temos muita coisa que está a quem da expectativa como:

Água, Higiene e Limpeza, Desenvolvimento Econômico e Social da Urbe, Saúde, Segurança

Estradas e tantos outros que não adianta citar porque são vários, e o mais agravante é que quase que não sentimos a presença da ilustre figura.


Quando foi indicada para dirigir o Huambo, o fizeram porque, a senhora demonstrou ser a esperança de fazer o Huambo melhor e um governo com mais esperança para governar com o povo e para o povo. Movidos por essa esperança, independente das limitações de recursos, acreditamos na sensibilidade da senhora e da atual equipe de governo para uma resposta às reivindicações emanadas da população Sulana a quem servimos e representamos como jovens da nossa urbe.

Neste sentido, escrevo através do Facebook esta CARTA ABERTA, mas gostaria entregar pessoalmente a digníssima governadora, e solicitar a Senhora Governadora do Huambo um posicionamento a respeito das seguintes proposições:


01 - Saúde pública: A população tem enfrentado muitas dificuldade para encontrar um tratamento hospitalar adequado e também medicamentos necessários. É urgente um maior investimento na saúde pública para a nossa urbe. É também preciso maior cuidado com a Saúde mental, pois há uma grande demanda dos casos de psiquiatria, alcoolismo e dependência das drogas ilícitas. A cultura local é fortemente marcada pelo alcoolismo com frequentes vítimas fatais. Digo isto porquê a Saúde Pública está desarticulada e os municípios quase que não oferecem esses serviços.


2 - Insegurança na cidade e no interior: O índice de violência tem crescido assustadoramente no centro da cidades e no interior. A população vive com medo e é nítida a insegurança, principalmente nos bairros, onde a ausência do estado é muito sentida. Faz se necessário um forte e eficaz combate contra os assaltantes que agem até durante o dia. Neste sentido, é necessária uma maior inteligência polícia e eu sei que a nossa polícia consegue como tem conseguido em muitas das vezes. 

Ás vezes poucos indivíduos causam uma grande desordem e insegurança e, estes, poderiam ser facilmente detectados e punidos.

São comuns os comentários sobre a falta de isenção por parte das autoridades responsáveis.


3 - Pavimento e intervenção nas Estrada.

Priorizar e agilizar a execução do asfaltamento das estrada seria uma mais valia porquê é um projeto já anunciado, por várias vezes, nas redes de comunicação.

Ressaltamos que se agrava ainda mais a situação precária em período chuvoso e o trânsito intenso de viaturas.

Tendo em vista que estás estradas é acesso rotineiro de pequenos produtores rurais, de crianças para a escola, professores e moradores, vimos reivindicar que nossa solicitação seja atendida com a maior urgência possível. Gostaríamos de acrescentar que o asfaltamento dos bairros periféricos também contribuirá para um melhor fluxo de turismo a nossa urbe, tal como vemos os bairro da Juventude no Lossambo, Bairro do São Luís e agora no Bairro de Santa Iria.


Aí vai algumas perguntas, já que o governo do Huambo tem uma página no Facebook, gostaria que estas questões fossem respondidas, mesmo que seja por esta via:

1- Qual e o pensamento do governo para a revitalização do projeto da reparação e reabilitação da Estufa Fria?? 


A estufa e considerado por nós, de extrema importância para a nossa urbe, sendo o Huambo considerado uma cidade Acadêmica, e aquele lugar tem sido procurado por vários acadêmicos para rever a matéria escolar, e infelizmente agora já é um lugar bastante perigoso por falta de policiamento.


2-Quais as perspectivas de melhoria no atendimento à saúde, principalmente no que se refere às especialidades médicas, inclusive com relação à saúde mental para nossa urbe??


3-Quanto aos novos investimentos em municípios o Estado têm estudado maneiras de impulsionar o empresário local.


Sugerimos uma política mais eficaz, e uma governação de proximidade, pois o Huambo precisa voltar a ser o Huambo.


Para concluir lembrarmos que, estas questões foram apresentadas via Facebook e gostaria que alguém fizesse chegar ou encaminhar a senhora Governadora.

Sem mais delongas, e cientes de que está carta merecerá a vossa a apreciação, continuamos na esperança de uma atenção especial a essas questões, com projetos concretos para a nossa urbe e de uma gestão compatível com esperança levantada durante a campanha eleitoral.

Pensar Angola é pensar além do óbvio 


Atenção a jogada 


Deguilson Jololo


Huambo aos 1 de Dezembro de 2022




Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários