UNILUANDA suspende (por duas semanas) aulas por insuficiência de carteiras



As aulas do primeiro ano regular na Universidade de Luanda (UNILUANDA) estão suspensas, desde ontem, segunda-feira, 07, por insuficiência de carteiras para o número de estudantes matriculados no presente ano acadêmico. A situação da paralisação não afecta as turmas do primeiro ano do turno da noite, por estarem representadas por um número reduzido de alunos.


Segundo o reitor da instituição, Alfredo Buza, o actual défice levará a suspensão das aulas por duas semanas para que seja resolvida a situação.


De acordo com o responsável, a Universidade de Luanda necessita de momento cerca de 600 carteiras escolares para um universo de 424 estudantes da nave "C" nos cursos do primeiro ano de licenciatura naquela instituição.




Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762


Alfredo Buza frisou que os constrangimentos surgiram na altura da criação da comissão de gestão para o processo de transição e no atraso do número de vagas entregues ao Ministério do Ensino Superior.


Na sua óptica, a paralização das aulas não afectará o plano curricular porque se fará um ajustamento para compensar o período suspenso.


“A Uni Luanda não podia perder o processo de admissão dos estudantes, decidiu-se repetir o mesmo número de vagas do ano passado e esse exercício foi feito sem se acautelar o número de carteiras".


O mesmo enfatizou que quando a instituição era privada vivia com fundos próprios, era fácil resolver, sendo pública tem que se remeter a situação ao ministério da tutela.


Buza garantiu que diligências já foram feitas ao Ministério do Ensino Superior para resolver a situação e aguardam por respostas.


Acrescentou também que "grande parte dos problemas actuais da instituição", nomeadamente falta de docentes e funcionários administrativos surgiram na altura em que a universidade deixou de ser público-privada e passou ao regime público.


Cerca de 1300 discentes ingressaram este ano na Universidade de Luanda nos cursos de contabilidade, gestão, gestão aeronáutica, engenharia informática, de transportes e mecatrônica.


A UNI LUANDA é uma instituição do ensino superior pública criada sob o Decreto Presidencial n° 285/20 de, 29 de Outubro, e surgiu da fusão do Instituto Superior para as Tecnologias da Informação e Comunicação, do Instituto Superior de Gestão, Logística e Transportes, da transformação das Faculdades de Artes e de Serviço Social antes autónomas espalhadas pela província de Luanda.


Imparcial Press




Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários