O INTELECTUAL QUE HONRAVA OS SEUS- JOSÉ GAMA



Almerindo Jaka Jamba foi um dos mais importantes intelectuais da UNITA cuja dimensão ia para além dos partidos. Todos gostavam dele.  ele gostava dos seus e  sabia homenageá-los.  O seu grande amigo na UNITA, foi um tenente das FALA, saído do exercito português Samuel Chivukuvuku,  que morreu em combate na localidade do Dongo, na província do Huíla. Ao tomar nota da perda de Samuel, um dos seus filhos passou a chamar-se Samuel Chivukuvuku Jaka Jamba, em honra ao amigo. 




Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762


Quando há 40 anos (aos 15 de Outubro 1982) guerrilheiros da UNITA, sequestraram o então arcebispo do Lubango, Alexandre do Nascimento que se dirigia ao Cunene para uma visita pastoral, o então Coronel Jaka Jamba, era a entidade que mais privava com o padre na Jamba.  Jaka Jamba desenvolveu um carinho especial pelo padre. Em 1991, quando a UNITA fez-se a paz e a UNITA mudou-se para cidade, Jaka Jamba procurou por Dom Alexandre do Nascimento, em Luanda, para apresentar-lhe  um filho seu, aquém deu o nome de “Nascimento” em homenagem ao cardeal. O menino chama-se  Marcos Kambinga Nascimento Jaka Jamba, mas tratado em casa por “Nascimento”. 


Jaka Jamba  estava a escrever as suas memórias cuja conclusão  ficou a cargo dos filhos. “Foi muita pena o papa ter partido, sem conseguir concretizar o seu sonho”, dizia-nos assim um do seus rebentos  quando, ano passado perguntamos    sobre o andamento do  projecto de  livro, que no proximo sábado (29), chega as mãos do público pela Mayamba. 



Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários