A Sociedade petrolífera Angolana (Somoil) está a construir uma rede de postos de abastecimento de combustíveis, no país, com um investimento inicial na ordem dos 15 milhões de dólares norte-americanos.
A Somoil S.A, é uma petrolífera privada fundada por veteranos do sector dos petróleos em Angola, e antigos colaboradores do então Presidente José Eduardo dos Santos tais como Manuel Domingos Vicente, Desidério da Graça Veríssimo e Costa, José Carlos de Castro Paiva, Syanga Samuel Abílio, Joaquim David, Aníbal Octávio Teixeira da Silva, Albina Assis Africano, Ana Paula dos Santos e José Filomeno dos Santos.
Actualmente, estão em construção quatro postos de abastecimento de combustíveis nas províncias de Luanda, Bengo e Zaire, locais em que serão hasteadas a bandeira da petrolífera, a partir de 2023.
Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762
Em declarações à ANGOP, à margem da Gala "Angola Oil & Gas Awards" realizado, sábado (19), pela consultora PetroAngola, o presidente do Conselho de Administração da Somoil, Edison dos Santos, referiu que a meta é construir uma rede composta, no mínimo, por 40 postos de abastecimento no país, contribuindo no aumento da empregabilidade no país.
De acordo com o responsável, que foi eleito o "Executivo do Ano" na referida Gala, destacou os momentos de transformação que a petrolífera tem passado, nos últimos meses, como a melhoria da segurança no trabalho e aumento da produção, que passou de sete mil para 18 mil barris de petróleo dia (KBPD).
Com participações nos blocos 14, 18 e 31, no offshore angolano, a empresa é operadora nos blocos 2/05 e prevê, para 2025, uma produção na ordem dos 40 mil barris dia (KBPD).
Além da distribuição de refinados de crude, empresa também prepara-se para entrar nas energias renováveis com a montagem de painéis solares, no quadro da diversificação dos seus negócios.
De realçar que, a Somoil adquiriu, em Janeiro último, todas as acções do Angola Block 14 BV (AB14BV), propriedade da empresa petrolífera Total Energies e da INPEX Angola Block 14 (IAB14), através da subsidiária Somoil Block 14 BV.
Com a aquisição das acções a Somoil entra na produção petrolífera em águas profundas.
O Bloco 14/14K está localizado no offshore (exploração em mar) nacional, na bacia do Congo em águas profundas com 350-1100m e têm estado em produção desde 1999. Fazem parte do grupo empreiteiro, a filial da Chevron em Angola, Cabinda Gulf Oil Company (CABGOC), com uma participação de 31 por cento (Operadora), a Sonangol P& e AB14BV e ENI, todos com 20 por cento e a GALP com 9 por cento.
O documento acrescenta que o Bloco 14 foi o primeiro de águas profundas a entrar em produção no pais, mantém reservas remanescentes significativas e continua a contribuir substancialmente para a produção global de petróleo no país.
Segundo o presidente da Comissão Executiva da empresa, Edson dos Santos, este feito representa um passo significativo para a Somoil e para as empresas angolanas do sector de petróleo e gás.
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação
0 Comentários