O que o mais velho vê...- Graça Campos



Sob o título Esforço Inglório, no dia 12 de Maio de 2021 publiquei nesta página o seguinte texto: 

“Com a sua idade, que está seguramente acima dos 60 anos, os preparativos do Professor Doutor Pinto de Sousa para ir à TV Zimbo falar sobre a Covid-19 não lhe devem consumir menos de 50 minutos. 

Começando pelo inevitável banho, nessa fase já um pouco mais demorado, os preparativos estendem-se à escolha da calça, do casaco, da camisa, da gravata, das peúgas e da cueca. Até à obtenção do ´agreement´ da cara metade, sempre difícil por causa de alegadas ´inconformidades´ do casaco com a camisa ou da gravata com o casaco, um homem na faixa etária do Dr. Pinto de Sousa nunca precisará menos de 50 minutos até estar pronto para sair de casa. 

Considerando o complicado trânsito de Luanda e porque não é expectável que batedores da Polícia lhe abram o caminho, estima-se que até entrar no estúdio da TV Zimbo, Pinto de Sousa terá “torrado”  outros bons minutos. Arredondada, a ida do Professor Doutor à estação televisiva de Talatona consumirá uns 70 minutos.



Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762


O problema é que quando exprimidos no estúdio da Zimbo, os demorados e complicados preparativos do antigo bastonário da Ordem dos Médicos não geram mais do que ´duas gotas de sumo´. 

Sempre implacável com o tempo ou, se calhar, farta de “atura-lo” , Leda Macuéria  não tem dado ao “velho” espaço para outras veleidades que não aquelas rigorosamente estabelecidas no paradigma. 

Como Leda Macuécria não toma em consideração o esforço e o tempo que o velho leva até chegar ao estúdio, a pergunta deve ser feita ao próprio Pinto de Sousa: o que leva um ancião, com respeitável trajectória médica, a esfalfar-se por tão pouco?  Os 20 s - ou 30, dependendo dos humores de Leda Macuéria – de ´fama´ justificam tanto esforço?

Docente de Saúde Pública da Universidade Agostinho Neto, Bastonário da Ordem dos Médicos por mais de 10 anos, ex-Reitor da Universidade Privada de Angola, os arredondados 70 minutos gastos na preparação da operação Zimbo não fazem falta aos netos do Professor Pinto de Sousa? 

É que quase sempre, no tempo de antena que é concedido a Pinto de Sousa  só cabe a saudação aos telespectadores.

É só para isso que um mais velho, Professor Doutor, sai de casa?” 

Meio ancião, o jornalista, cronista e escritor Kajim Ban Gala cita, insistentemente, o provérbio africano segundo o qual “Mais velho vê, sentado, o que o jovem não vê, de pé”. 

Muitos de nós, não percebemos o que levava o ancião Pinto de Sousa a tanta “trabalheira” para falar escassos segundos na TV Zimbo.

A sua nomeação para o cargo de secretário de Estado para a Saúde Pública mostra que Pinto de Sousa estava a plantar, o que agora acaba de colher.

Por isso é que, quando se inclina, não se deve perguntar ao mais velho o que é que ele quer apanhar. É que se ele interrompe o movimento, jamais se saberá o que tinha em vista...




Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários