FUNDO SOCIAL DOS TRABALHADORES DA SOCIEDADE MINEIRA DE CHITOTOLO VOLTA A SER ASSALTADO



Dois responsáveis do Fundo Social dos trabalhadores da Sociedade Mineira de Chitotolo foram detidos pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) na Lunda Norte, neste fim-de-semana, por suposta apropriação indevida de 46 milhões de kwanzas.


O Imparcial Press sabe que não é a primeira que o cofre do Fundo Social da SMC é assaltado, em Janeiro de 2020, houve um suposto desfalque de 240 mil dólares norte-americanos.


De acordo com o porta-voz do SIC, Graciano Lumanhe, o valor desviado, ainda por recuperar, é do Fundo Social da Sociedade Mineira do Chitotolo, que serviria para atender necessidades pontuais dos trabalhadores, indignados com a atitude dos responsáveis.




Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762


A detenção dos dois sindicalistas, tesoureiro e operador de engenhos, resulta de uma denúncia anónima. O responsável fez saber que as diligências prosseguem para identificação de mais elementos envolvidos na acção e a recuperação do dinheiro.


Os presumíveis autores do crime aguardam a sua apresentação ao Ministério Público para a formalização da culpa.


De frisar que, em Janeiro de 2020, o secretário-geral da Central Geral dos Sindicatos Livres e Independentes de Angola (CGSILA), Jacinto Gaspar, foi acusado de ter, supostamente, desviado 240 mil dólares do Fundo Social dos trabalhadores da Sociedade Mineira de Chitotolo.


A denúncia foi feita pelo representante do secretariado provincial da CGSILA na Lunda Norte, Rafael Bonito, durante uma conferência de imprensa.


Segundo o responsável, os trabalhadores da sociedade mineira de Chitotolo não beneficiam dos seus fundos sociais e das quotas sindicais "porque o secretário-geral abriu uma conta no Banco de Fomento Angola (BFA) em que é o único titular”. Explicou que o estatuto da CGSILA não permite ao secretário-geral ser o titular principal da conta bancária da instituição.


A Sociedade Mineira de Chitotolo, com mais de 900 trabalhadores, é detida pela Endiama EP, ITM Mining e Lumanhe, um consórcio formado em 1996.




Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários