Num país como Angola , temos que rezar muito a Deus para nos dar calma e coragem , mas não está fácil, por mais que queiramos conter-nos .
Fiquei extremamente chocada e muito triste , quando tomei conhecimento que está interdita a visita ao suposto panteão inexistente , ou ao túmulo do Presidente José Eduardo dos Santos , enquanto não tiverem concluído a obra, não se sabe quando , pois está tapada à volta e só se veem parte dos blocos de cimento .
O Presidente José Eduardo dos Santos deixou de estar no Palácio Presidencial , por mais de 15 anos , para deixa'-lo inteiramente à disposição do sarcófago do Presidente Agostinho Neto , da sua famila e da população, que fazia uma romaria a esse local todos os anos a 17 de Setembro, até que o Mausoléu ficasse concluído .
Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762
Durante o esse período ficou numa casa de fim de semana pequena no Futungo de Belas , porque a viúva do Presidente Neto , a quem tinha sido oferecido uma mansão no Bairro Miramar , também não quis deixar a casa do Futungo que era maior .
Enquanto o funeral de Estado do ex Primeiro Minustro do Japão , Shizo Abe , que foi assassinado no dia 8 de Junho de 2022 , só será realizado no dia 27 de Setembro do ano em curso , por motivo da organização das exéquias , que contarão com cerca de 6.000 convidados , incluindo dignatários estrangeiros , com pompa e honra como merece , a cerimônia fúnebre de José Eduardo dos Santos foi feita numa correria , no passado dia 28 de Agosto , ( como se usa dizer na gíria a " vupa' " ), que mais parecia estarem a evitar alguma convocatória , que pudesse vir do Tribunal Constitucional de Espanha.
Até pensaram em encomendar a urna antes de qualquer decisão , a conselho dos advogados , que sem terminar o julgamento de um tribunal criminal, já tinham a certeza que a sentença do pedido cível lhes seria favorável .
Qual o motivo de tanta pressa , de tanta avidez. , se o motivo evocado , que seria o facto de pretenderem dar-lhe um funeral de Estado condigno , foi completamente ignorado ?
A excepção foram apenas os velórios de glória para o MPLA , que os organizou e para o seu Governo , onde a figura central era do Presidente daquele Partido, o
Presidente João Lourenço, com fotos em tamanho maior que a do malogrado , que logo na abertura da campanha , pediu que o povo desse o voto ao seu Partido , em memória do falecido Presidente José Eduardo dos Santos.
A vinda dos restos mortais do ex Presidente José Eduardo dos Santos para Luanda , assemelhou-se a um " resgate" do corpo de um militar prisioneiro de guerra , que me parece continuar a ser , quer pela forma horrorosa como neste momento está trancado , quer pela forma indecorosa como foi misturado com a carga no porão do avião para o seu regresso , como pela recepção extremamente desrespeitosa que lhe foi presenteada , pelos bagageiros atrapalhados , a saltarem por cima da sua urma .
Para piorar a situação, tratando-se de um ex Comandante em Chefe das Forças Armadas , que esteve no activo durante 23 anos de guerra e 15 anos de paz , não esteve nenhuma entidade militar a recebê-lo no aeroporto e enviaram um dos membros do Governo mais novos , para representar o Estado angolano , que foi o Ministro Mercy Lopes , que quer pela estatura do malogrado , quer porque a nossa Constituição acolhe os costumes e em África a idade também é um posto , foi uma tremenda falta de respeito .
Os ex Generais João de Matos e até o Ben Ben , que era de um Partido que durante a guerra lutou contra um Estado soberano , foram recebidos com honras militares , o primeiro à noite, quando já não estavam no activo . Será que o Presidente José Eduardo dos Santos é pior do que o ex inimigo a quem ele vos mandou apertar a mão e perdoou com sinceridade ?
Nem ao menos organizaram um passeio da urna pelas artérias da cidade , como aconteceu com o Presidente Agostinho Neto , ( eu estava na ex Avenida Brasil). Levaram a sua urna para a Clínica Girassol e trouxeram-no de volta à varanda da casa dele no Bairro Miramar , sozinho como lá ficava , acompanhado só com as motas da polícia e a segurança,
Nem indicaram o percurso à população , que o quisesse ver passar , já que conseguiram afastar toda a família.
Mas será que o facto de aproveitarem para pedirem os votos à população e fingirem chorar lágrimas de crocodilo em frente a meia dúzia de Chefes de Estado , faz alguém sentir-se mesmo bem ?
O corpo do malogrado Arquiteto da Paz , como era carinhosamente tratado , foi arrancado à força da maioria dos seus entes queridos , depois de uma missão de que resultou uma declaração quase de guerra , do Ministro de Estado para a Defesa e Segurança do Presidente da República , acampado por longo tempo em Barcelona, acompanhado do Procurador Geral da República , entre outros , que quase comparou a vinda do corpo do falecido , a uma vitória militar .
Partiu-me o coração a dor dos inúmeros familiares , que foram interditados de o verem durante 5 anos , que também não o puderam velar à vontade , incluindo o irmão, num lugar por eles escolhido , onde se sentissem à vontade . Segundo aquele , que me remeteu
ao site " my heritage" , o Presidente José Eduardo dos Santos pertencia às famílias Arsênio , Pereira dos Santos Van-Dunem e Vieira Dias do lado paterno e Paulino , entre outras , por parte materno , para além do desespero dos 5 filhos mais vellhos que foram completamente ignorados . Onde já se viu isso ?
Trataram-no em vida e tratam-no após a morte como a um prisioneiro , a quem a Segurança cortava a linha telefônica , retirava os telefones e impedia a família e os amigos de o verem .
Trataram-nos a todos como se fossem cães sarnentos e anteciparam-se , impedindo os filhos de continuarem ao seu lado, pera puderem usar o seu corpo a belo prazer, através de uma declaração forjada , assim como os proibiram de o internar num hospital para convalescença , de o poder abraçar , acarinhar , continuar a cuida'-lo com zelo , como aconteceu ao longo de 5 anos, onde se nada faltou foi porque a filha mais velha nunca deixou , até o aliciarem a vir para Luanda para concluírem um plano macabro . O plano não foi abortado , nem com a sua recusa de viajar num avião fretado pela Presidência , viajando para Barcelona pela TAP .
Mentiram ao mundo , alegando que gostariam que todos os filhos pudessem acompanha'-lo para sua eterna partida , mas em simultâneo e contraditoriamente, interditaram o filho mais velho de o ir visitar , sem um motivo legal, porque por crueldade não lhe quiseram devolver o passaporte a que tem direito.
Quanta hipocrisia e egoísmo , quando ao contrário e como é normal , viaja a família inteira para assistir ao nascimento de bebês e a graduações .
Um pai em coma não merece preocupação ,carinho e atenção por parte de todos os filhos ?
Num momento tão delicado, um pai ou uma mãe precisam mais do afecto dos seus filhos , irmãos e familiares directos , ou de ex mulheres , separadas ou até ainda casadas no papel ?
Como já demonstraram abertamente que não têm respeito pela memória do malogrado Presidente José Eduardo dos Santos e muito menos pela sua família , finjam pelo menos perante o povo , a quem o Presidente João Lourenço pediu para votarem no MPLA em memória do Arquiteto da Paz e libertem a urna dele , para os seus familiares puderem render a sua última homenagem sem mais impedimentos , para tentarem apagar os fantasmas vivos do passado recente .
Mas ponham-no num lugar condigno , não o ponham em nenhuma varanda . Se não houver lugar temporariamente no Mausoléu
de Agostinho Neto, ponha-no numa sala na Assembleia Nacional , pois até o pai da ex mulher foi velado no Governo Provincial de Luanda . O Presidente José Eduardo dos Santos trabalhou incansavelmente para alcançarmos a estabilidade política e econômica e desgastou-se por todos os governantes empresários da nova
Angola.
Deixem ao menos que depois da morte , ele seja chorado por todos aqueles que o amaram e que a sua alma possa descansar em paz .
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação
0 Comentários