É nesta ordem em que o guia e mestre Dr. Savimbi incentivava a juventude para o desporto, no propósito de "um corpo são, para uma mente sã." Neste interim, a Jamba teve clubes desportivos como: Estrela Vermelha, Estrela Negra, Mártires da liberdade, Monteiro, Operários, UREAL, 20 de Maio, CENFIM, PDPA e a Velha guarda. A disputa renhida era entre a Estrela Negra e Vermelha, as agremiações com mais adeptos e que representavam interesses maiores, do AC e das forças armadas.
Fui do Estrela Vermelha, mas tinha uma admiração pelo Estrela Negra muito mais ainda, quando o meu primo Isaias Ambrantes Chonguela, foi contratado para essa agremiação e que mostrou os seus dotes como grande futebolista e quando vejo o Cristiano Ronaldo a jogar, faz-me lembrar o meu primo Isaias. Jogador pulsante, com uma capacidade enorme de progressão com a bola, velocidade extraordinária, capacidade de desvencilhar-se dos adversários e dribles estotiantes fazendo "capotar" os adversários.
Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762
A minha admiração cresceu ainda mais, quando o mesmo, no dia 5 de Agosto de 1989, no mesmo dia que foi inaugurado o estádio 3 de Agosto (não foi possível realizar o programa e a partida de futebol no dia 3, por causa das obras do mesmo estádio). Foi um clássico e dérbil de se tirar o chapéu e o meu primo Isaias marcou um estupendo golo, um remate fora da área, o guarda-redes Brito, do Estrela Vermelha, que havia substituído o tradicional Kiper, Estêvão, não conseguiu parar o patardo.
O Estrela Negra ganhou o Estrela Vermelha por 1-0 para gáudio da formação das TRMS e 24 de Janeiro. Passou a ser uma das peças fundamentais a par de Beto Kanjavity e Camilo, que deram bastante alegria aos adeptos desta agremiação e que era uma alegria vê-la a jogar.
Não parou por aí e continuou a jogar no Bailundo, no União Sport Club e no seu último jogo, fez uma grande partida participando numa bela jogada que culminou com o golo da vitória marcado pelo exímio Adriano Sapiñanla, em Março de 97, jogo em que o União ganhou por 2-1 a formação do África Sport Club, partida essa que pela primeira vez vi o kota Fernando Canjulo Canjulo a jogar , fantástico e belíssimo jogar que fez levantar as bancadas. Foram momentos ímpares da sua carreira futebolística e que se não fosse a guerra, estaríamos a ver o nosso primo a evoluir em grandes palcos europeus.
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação
0 Comentários