Nos anos 70 , o regime da RDC de Mobutu e da RPC de Marien Ngouabi viviam como cão e gato; diariamente havia bifes nas rádios e muito antagonismo, os angolanos aí refugiados eram o tema da discórdia. Num lado havia a FNLA e no outro lado do Rio Zaire, havia a sede do MPLA. A propaganda hostil aumentava e já se temia uma guerra entre os dois países vizinhos e irmãos. Mobutu comprou uns aviões de caça de fabrico italiano Macchi amb 326 que faziam voos arrasadores para intimidar o país vizinho. Um desses aviões era alcunhado como " Sukissa", em lingala significa " Terminator" e sempre tratei assim o General.
Já na Angola independente, muitos combatentes das Fapla tinham nomes de guerra oriundos do país vizinho tal como os velhos maquisards como "Pedalé", " Bolingó, Motomoto" Kimba", " Banga Liwa"," Dangereux" etc... isto não escapou ao nosso jovem Jorge Manuel dos Santos " Sukissa", lhe conheci na casa do Comandante Domingos Hungo (S.K.S) e sempre acompanhado por " Boulot" e "Caty" ,os irmãos do Capitão Chuchú no Luena.
Em 1991 regressava à Luanda vindo do Kuito e cruzei me com Terminator no Huambo saído da TGFA e já como Comandante da Polícia. A situação piorou no Huambo depois das eleições de 1992 e assustei pelas imagens da TPA ,ah porque estava o Terminator preso pelas tropas da Unita e exibido como troféu(?). A guerra terminou e o nosso Terminator retomou a sua carreira militar normal já nas FAA até atingir o posto militar de General de Três estrelas.
Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762
Quando frequentei o Curso Superior de Guerra voltei a cruzar me com o Terminator, já como Director do mesmo curso.
Na foto abaixo estava no refeitório com o Terminator no dia final do nosso curso na Escola Superior de Guerra das FAA.
Este Camarada conhecia mesmo o que é Arte Operativa militar. Não é por nada que tempos depois voltou para a ESG como Director e ter assistido à nossa defesa.
Os Mais novos que nos ultrapassam e adiantam. É Muita dor de ouvir a notícia da sua morte que me abateu há duas semanas atrás tendo se revelado depois como um alarme falso.
Hoje até agora continuo a espera de alguém para desmentir esta notícia que se está a tornar se mais cruel e violenta para meus ouvidos.
Será mesmo um Adeus? Terminator.
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação
0 Comentários