Em entrevista exclusiva para o site Lil Pasta News: Bela Malaquias da nota negativa nos 5 anos de governação de JLo



Florbela Malaquias é única mulher a disputar as presidenciais angolanas deste ano. Mas a segunda, na história de Angola.


É de uma família com história na política angolana, oriunda da região sul de Angola. 


Bela Malaquias envolve-se diretamente na luta pela independência, integrando a causa da UNITA, logo nos primórdios da sua fundação.


Nesta entrevista exclusiva ao Lil Pasta News, a líder do partido Humanista, Belas Maquias, explica detalhadamente a fórmula da legalização do seu partido e do seu projecto para Angola caso vença as eleições de 24 de Agosto. 



Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762


Lil Pasta News- Quem é Bela Malaquias?


Bela Malaquias- Florbela Catarina Malaquias, angolana de 63 anos. Formada em jornalismo e direito, escritora e mãe de 4 filhos.


Foi uma surpresa a legalização por parte do Tribunal do partido Humanista. Qual foi a fórmula?

É natural que tenha sido uma surpresa, porque os procedimentos administrativos e o rito processual não precisam de ser públicos. Aqueles que estiveram envolvidos no processo de formação do partido sabem que iniciamos o processo em dezembro de 2019.


A fórmula residiu no cumprimento rigoroso da lei e na vigilância cerrada e minuciosa da actuação das Administrações e do Tribunal constitucional. Não faltaram "atritos" nem reclamações.


Lil Pasta News- Alguns políticos e jornalistas acusam o partido de ser um partido satélite do MPLA? 


Bela Malaquias- Entendemos que cabe a quem faz qualquer afirmação justificá-la.


Lil Pasta News- Existe ligação do partido que senhor dirige com o partido no poder?


Bela Malaquias- Não.


Lil Pasta News- Como segunda mulher na história de Angola a concorrer em uma eleições, como tem sido a preparação para eleições?


Bela Malaquias- O facto de ser mulher em nada tem pesado. Difícil tem sido preparar e levar adiante toda a actividade relativa às eleições, pelo facto de o partido ter sido aprovado um mês antes do inicio da campanha eleitoral. O Partido Humanista de Angola faz uma gestão apertadíssima da verba legalmente atribuída aos partidos políticos para a campanha eleitoral, porque está simultaneamente a fazer a instalação das suas sedes e, por outro lado, não teve tempo de arrecadar quotas dos seus membros.


Lil Pasta News- O que lhe motivou a participar nesta corrida?


Bela Malaquias- A situação de sofrimento generalizado bastante prolongado: guerras, miséria e caos desde a independência do país do colonialismo português. A maioria dos angolanos, mais de 90%, sobrevive miseravelmente, cada um segundo a sua condição: jovens desempregados e sem perspectiva de vida, mulheres desumanizadas e sem segurança social por serem na sua maioria desempregadas, (quitandeiras, Zungueiras, domesticas, etc), idosos desassistidos, crianças ignoradas, economia de mercado empobrecedora, etc.


Lil Pasta News- Já é um facto a presença do partido Humanista em dos municípios do país?


Bela Malaquias- Estamos em todos os municípios do país.


Lil Pasta News- Caso vença as eleições, qual é a visão do seu partido para Angola?


Bela Malaquias- Uma Angola  humanizada em que todos tenha os seus direitos humanos respeitados e realizados; as suas necessidades vitais satisfeitas; em que a economia seja social, cooperativa, interna e circular; a educação seja obrigatório e não uma mercadoria, a saude deixe ser, ela também, comercializada; os cidadãos possam ter livre acesso às terras, à água; possam beneficiar dos recursos naturais e criar prosperidade mediante o seu trabalho.


Lil Pasta News- Que nota da aos 5 anos de governação de João Lourenço?


Bela Malaquias- De zero a 10, daria 1.


Lil Pasta News- Ouve um verdadeiro combate à corrupção nestes 5 anos de governação de JLo ou foi seletivo?


Bela Malaquias- Não há reflexos positivos dessa missão.


Lil Pasta News- Que mensagem deixa ao povo angolano?


Bela Malaquias- Que retome a coragem de rejeitar a submissão e de reclamar os seus direitos, as suas terras e a sua humanidade.





Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários