Há algo de anormal acontecer com a assessoria do Presidente João Lourenço e não cremos que o desejo tenha sido ter ido a província do Zaire, “vender gato por lebre”. O líder do MPLA, repetiu promessas feitas na campanha eleitoral de 2017, e outras do ano de 2015, do tempo do seu antecessor.
NOVO AEROPORTO
No ano de 2015, o governo anunciou o projecto de construção do novo aeroporto na localidade do Nkiende II, 35 quilómetros a oeste da cidade de Mbanza Congo, sem precisar o arranque das obras. Em Julho de 2017, durante a campanha eleitoral, o então governador províncial, José Joanes André, reiterou a construção do novo aeroporto
que seria internacional por recomendação da UNESCO. Em 2019, o governo avançou com o concurso para as obras de construção. ( https://newsavia.com/projecto-do-novo-aeroporto-de-mbanza-congo-em-fase-de-preparacao/
).
Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762
REFINARIA DO SOYO
Em Junho de 2015, o então PCA da Sonangol, Francisco Lemos anunciou o arranque para a construção da nova refinaria do município do Soyo, prevendo que até 2017 a obra estaria concluída. Lemos disse também que a construção da refinaria do Soyo constava no programa do Executivo do Presidente José Eduardo dos Santos que visava a diversificação da produção, a redução das importação de combustível e a estimulação de outras indústrias como a petroquímica. O Projeto ficou suspendo mas seria retomado em Março de 2017, por decisão de JES que criou uma comissão multisectorial para acompanhar o projecto. (https://expansao.co.ao/angola/interior/refinaria-do-soyo-vai-processar-110-mil-barris-por-dia-a-partir-de-2017-11533.html)
FABRICA DE FERTELIZANTES
Em Junho de 2017, na véspera da campanha eleitoral, o ministro da Geologia e Minas, Francisco Queiroz viajou ao Soyo para o lançamento da primeira pedra para a construção de uma fábrica de fertilizantes nesta localidade. A mesma estava programada para arrancar no ano de 2019. O Jornal de Angola que cobriu a visita revelava tratar-se de um investimentos de 132 milhões de dólares. (https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/detalhes.php?id=382724)
CONCLUSÃO
Angola terá eleições em Agosto próximo. Está-se num momento de prestação de contas e ao Presidente da República é-lhe exigido que preste contas. Que apresente obras de coisas que o mesmo prometeu em 2017, ou durante o seu mandato. Apesar de serem do mesmo partido, obras de deixadas por Agostinho Neto ou por José Eduardo dos Santos, não podem ser apresentadas como parte das promessas eleitorais de João Lourenço.
Conforme dito, aa recente deslocação a província do Zaire, o PR repetiu as mesmas promessas do ano eleitoral de 2017, o que indica que nada fez nesta província, por isso não houve inauguração de nada. O recomendável, seria o PR pedir desculpas a população pela falha, prestar atenção aos assessores que lhe colocaram a fazer promessas de coisas já “prometidas” nas eleições passadas, e por fim, e em solidariedade a população que foi este fim de semana enganada, exonerar o governador provincial por não ter implementando nada durantes estes 5 anos.
José Gama
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação
0 Comentários