Sobre o regresso de JES a Espanha: Ex-PR já tem «valor noticioso» na imprensa angolana? - Ilidio Manuel



O Jornal de Angola noticiou na sua edição desta segunda-feira que o antigo Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, vai deslocar-se a Espanha em tratamento médico onde, de resto, tem estado desde que deixou o poder. Esta notícia não teria nada de extraordinário não fosse o facto de o único jornal diário do país ter ignorado a chegada de JES quando este, no ano passado, regressou ao país.

Embora desfrute do estatuto de Presidente Emérito do MPLA, no seu regresso a Luanda, JES não teve nenhuma entidade oficial a recebê-lo no aeroporto. Não houve nenhuma explicação sobre o assunto, o que gerou alguma especulação à volta dessa aparente desfeita. À excepção da ANGOP, a agência noticiosa nacional, não se tem notícia de que outro órgão de comunicação estatal tivesse feito referência ao regresso do ex-PR ao país, tendo este sido, pura e simplesmente, ignorado. O silêncio da imprensa estatal terá sido a confirmação do que muitos já suspeitavam: as chamadas «ordens superiores» que determinam o que deve ser ou não noticiado.




Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762


No calor da polémica que se instalou na altura, avultou o facto de o administrador para a de Informação da TPA ter dito publicamente que o regresso ao país do antigo Chefe de Estado não tinha nenhum «valor noticioso» para o referido órgão estatal. No entanto, a mesma TPA, que ainda ontem ignorava o regresso de JES ao país, tem hoje dado destaque às notícias que envolvem o ex-PR, depois de este ter recebido a visita de João Lourenço em Dezembro do ano passado. 

Por mais que se pretenda negar, não deixa de ser sintomático a quebra do silêncio da imprensa estatal depois do Presidente da República, João Lourenço, ter dado o «tiro da largada». Ou seja, ter dado uma espécie de «luz verde» para que a imprensa noticiasse o facto. É difícil, senão extremamente impossível não fazer esta ligação entre um facto e outro.




Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários