Manico, not! - Graça Campos



 Não é por nada, mas acho que o presidente da Comissão Nacional Eleitoral, Manuel da Silva, deveria banir o pseudónimo Manico que carrega da infância ou do bairro em que cresceu.

Manico é nome de casa, bairro e de infância.

A um jurista, a quem foram atribuídas funções tão elevadas como a de presidente da Comissão Nacional Eleitoral, pseudónimos como Manico, Muinguito Zé e outros da mesma família “casam” melhor quando são empregues em casa e mesmo assim até determinada idade!


Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762


De resto, em alguns bairros de Luanda e por razões que a própria razão desconhece, muitos “gregos” adoptam o pseudónimo do presidente da Comissão Nacional Eleitoral: Manico. Por quê será?

Como ensina a sabedoria popular, mais vale prevenir do que remediar. 

Alguém já imaginou a gargalhada que ecoaria na Assembleia Nacional se, numa eventual audição ao presidente da CNE, como a pretendida pela UNITA, o presidente do Parlamento se distraísse e se dirigisse ao presidente da Comissão Nacional Eleitoral não como Dr. Manuel da Silva, mas como Dr. Manico?

O próprio Presidente da República seria capaz de conter gargalhadas mudas dos funcionários do protocolo se, numa eventual audiência ao presidente da CNE, se lhe dirigisse pelo nome pelo qual é tratado pelos familiares e amigos mais chegados?

Há, vamos repeti-lo, pseudónimos incompatíveis com certas funções e até mesmo inaceitáveis a partir de certa idade.

A um malangino acabado de aterrar em Luanda jamais ocorreria a ideia de associar Manico ao presidente da Comissão Nacional Eleitoral.  Manico soa a “grego” e a assunto pouco sério.

Se até Agosto não banir o pseudónimo, vai ser “bonito” ver os observadores estrangeiros dirigirem-se ao presidente da Comissão Nacional Eleitoral como “Mister Manihcu” ou “Monsieur Manicóó”... Mais complicado ainda vai ser encontrar a dicção apropriada de Manico em russo, mandarim ou sueco.

Alguém levaria a sério o nosso país se ao seu nome de registo o Presidente da República acrescentasse o seu pseudónimo de infância, passando a assinar os documentos oficiais como João Manuel Gonçalves Lourenço "Mimoso"?




Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários