Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

1.° De Agosto em risco de descer de divisão por dívidas

Porque Razão, os golpes de estado, estão na moda nos países,fracassados, em África? - Orlando Fonseca


O poderoso,Centro das decisôes mais importante do planeta,o Congresso dos Estados Unidos da América, é composto por mais de 532, deputados,divididos nos,dois órgãos legislativos, nomeadamente,o senado Norte Americano,que é também,chamado, de Câmara Alta,composto por cem senadores,e a Câmara dos representantes,ou a, chamada, Camara baixa,composta por 432 Congressistas, e, que se reúnem, em duas salas,separadas,no Capitólio, aqui em Washington DC.


Presentemente,o Senado Norte Americano,é  representado,pelo líder maioritàrio, Democrata, Sr Chuck Schumer,de Nova York,e a Câmara dos representantes,é representada,pela Sra Nancy Pelocy,Democrata de Califórnia.


  Para ser congressista,Norte Americano, ou deputado,é necessàrio, ser cidadão dos  Estados Unidos,por pelo menos sete anos, completar, 25 anos de idade,para diante, e ser residente, do Estado Norte Americano, que quiser representar.




Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762

De acordo, com a constituição dos Estados Unidos da América,todas as competências,do ponto de vista do governo Federal, são compartilhadas,e divididas, entre os poderes, legislativo, executivo,e judiciàrio, do governo, dos Estados Unidos,bem como pelas duas Câmaras, do Congresso,Norte Americano,em Whashigton DC.


  Para o efeito, só a Câmara Alta,ou o Senado Norte Americano,tem o poder, para fazer recomendaçôes,assim como,para dar consentimento,em relação,aos tratados, e nomeaçôes,dos governantes Norte Americanos,etc.


Sempre, e quando, no quadro,das eleiçôes, presidenciais,nos EUA, o colégio eleitoral,Norte Americano,desemboque,no impasse,ou empate, na votação, popular, cabe a Camara baixa,ou a Cámara dos representantes,ir a votação, com vista a determinar,ou eleger, o novo Presidente, dos Estados Unidos,um desidrato similar, ocorrido, apenas,nos 1800 e 1824,nos EUA.


Segundo, a constituição dos Estados Unidos de América, só os 432,congressistas, que compôem a Câmara dos representantes,podem iniciar o processo de impeachment,ou da destituição, do presidente, Norte Americano,e nunca o Senado.


Contrariamente, só o Senado, Norte Americano,pode julgar o presidente Norte Americano,com a vista, a sua destituição, ou não,do seu cargo,e nunca a Câmara baixa.


O dito acima, representa o claro sistema, dos freios,dos poderes, sobre os outros poderes, e vice versa, ou se quiserem o chamado sistema, de (Checks and balances).


Do ponto de vista, do poder executivo,ou do (executive Branch), sempre e quando as duas Cámaras do Congresso Norte Americano,façam aprovar qualquer projecto de lei, o presidente,Norte Americano,pode vetar, a mesma lei, sempre e quando,tenha razôes bastantes,para fazé-lo.


Numa situação similar, só, trés terços dos congressistas, Norte Americanos,na votação, podem anular o veto do presidente.


Doutro modo, as duas Cámaras,tem de entrar negociaçôes,com o executive Branch,ou com a Casa Branca,no West wing,com vista, a convencer,  o presidente, Norte Americano, para que, possa assinar, uma certa lei,que como consequência, resultaria, em Law of the Land.


A menos, que haja intervenção, do tribunal supremo Norte Americano,com vista a uma determinação,contrària.


Logo, o dito acima, demonstra, também, o claro, controlo do poder executivo,ou executive Branch, sobre o Congresso,e sobre, poder Judiciàrio e vice versa.


Na verdade, existem, um sem número de exemplos,que eu poderia enumerar aqui, sobre como funciona, o sistema dos freios, dos poderes, sobre os outros poderes,na maior democracia do planeta, a dos Estados Unidos da América.


Porém,o dito acima, suponho,haver sido o mais rasoavelmente, substâncial,com vista a que os compatriotas,possam perceber, sobre a importância, substâncial, da existência de instituiçôes fortes, na governação,da coisa pública,e em detrimento dos homens fortes, como acontece,nos países fracassados em Àfrica,Àsia e América Latina onde mora o terceiro mundo.


Razão pela qual,nos governos de regimes de esquerda,naqueles países, qualquer sargento, soldado,ou Cabo etc, simplesmente, pode derrogar, um presidente da República, tal como temos observado, especialmente, ali no continente Berço da Humanidade.


Porque, sempre e quando alguém chega ao poder,ali no terceiro mundo, primeira coisa que faz, é consolidar o seu poder, abstrato, mudar a constituição,a favor dos interesses do seu grupo, corrupto,ingnorando a criação,de instituiçôes fortes, razão pela qual, os golpes de estado estão na moda em Àfrica.


De resto as últmas humilhaçôes do ex-ditador da Guiné Conacri, Alpha Condé,amigo do general João Lourenço,e a mais recente,queda do ex-ditador,do Burkina Faso, Rock Marc Cristian Kaboré, são exemplos endelévelmente,factuais,que a história,marcarà em Àfrica.


Por conta da ingnorância,dos líderes Africanos,do ponto de vista,da criação repito, de instituiçôes fortes no nosso continente, razão pela qual esta desgraça,que enluta a Àfrica, não deve ser atribuida apenas ao Ocidente,se não pela burrice dos nossos líderes no continente negro.


No nosso país,a República de Angola,o actual ditador, João Manuel Gonçalves Lourenço,poderia ser o próximo, a cair de maneira, verdadeiramente feia do poder,podendo ser,por conta de um golpe de estado, por querer insistir, na ocupação de um cadeirâo, que na verdade nunca lhe pertenceu,ali na República de Angola.


 Quando, para chegar no Casuno,o general João Zairense,teve que sofrer uma autêntica metamorfose,ou feito um atêntico cágado,ali no Casuno, dos marimbondos dos do MPLA,pelo seu rival e Mestre o ex--presidente JES.


Doutra forma,o general João do Casuno,nunca chegaria nem de longe,e muito menos de perto, ali no Casuno,tendo em conta a existência,de  enormissima,  franja,de gente pensante dentro,dos do  MPLA,sem me  referir, aos vários quadros, altamemente qualificados de Angolanos da sociedade civil, etc que (jazem, Angola),e pela diàpora,etc,etc.


Porém,desgraçadamente, para qualquer leigo, politico com minimo de esperiência,e capacidade, para ler os sinais dos tempos, facilmente,pode dar-se conta,Hoje, de que essa onda, de golpes de estado, que paira em Àfrica, só não  chegaria ao Casuno,porque os generais Angolanos, simplesmente,continuam a sendo teimosamente,doutrinados, com a cultura marxistas,de cujo o objectivo principal é o da defesa, do ditador  João Lourenço, e nunca,para defesa da constituição da República de Angola. 


Numa altura em que o general João Lourenço,se expôe a uma onda de manifestaçôes pacificas e generalizadas, em Angola,que o poderiam eventualmente, levar,ou conduzir  a sua renuncia à presidência da República de Angola,se nunca tiver sorte pior.


 Não, por falta de acessesorias,se não por conta da sua própria ignorância,e pretenção clara de continuar a insitir, a ocupação repito de um cadeirâo,que não é dele por culpa do inocente ex-presidente,agora verdadeiramente arrependido JES.


Que Deus abençoe Angola e a todos os filhos e filhas de Angola


Por Orlando Fonseca na linda Cidade de Coral Springs FLÓRIDA USA.



Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Comentários