Conheça os 10 jovens mais influentes de Angola



Uma lista integrada por jovens dos 18 aos 35 anos que atuam nas mais diversas áreas da vida do País, que na opinião deste jornal e dos mais de 11 milhões de pessoas que acessaram está  publicação no ano de 2021, são os jovens mais influentes atualmente. 



Para chegar a está conclusão o Lil Pasta News ouviu analistas políticos, jornalistas seniores, entidades da sociedade civil, políticos e não só, tendo concluído que os 10 jovens “eleitos” contribuíram, cada um no seu ramo de actividade, de maneira decisiva, pelo que merecem a distinção. 




Fernanda René, licenciada em engenharia de pesquisa e produção de petróleos, pela Universidade Jean Piaget de Angola, trabalha na conservação da natureza, tanto na reciclagem dos resíduos, quanto na restauração e protecção dos ecossistemas ambientais.



Fisioterapia ao domicílio é na MZ Fisio. Contactos para marcação: 924170321, 998024880

É mentora do projecto Otchiva, tem lutado pela preservação e restauro das zonas de mangais com campanhas de sensibilização e reflorestação desta espécie, tendo os voluntários chegado a plantar cerca de 70 mil mangues num único dia, em Fevereiro de 2020, em Luanda.


Em 2015 ganhou o prémio internacional Odebrecht para o desenvolvimento sustentável.


No ano de 2020, Fernanda Renée foi distinguida pela União Africana (UA) na Serra Leoa, pelo trabalho que tem feito em prol dos mangais. Em 2020, a especialista, que figurava entre os 35 selecionados para o concurso “Jovens Campeões da Terra 2020”, num universo de mais de 845 inscritos, não fez parte do grupo dos sete concorrentes para a etapa final. A sua exclusão da premiação deveu-se ao facto de ter enviado, inadvertidamente, o seu vídeo concorrente na língua portuguesa, ao invés das línguas de trabalho das Nações Unidas (árabe, chinês, espanhol, francês, inglês e russo).


Com apenas 28 anos, Fernanda Renée Ulombe Samuel, foi convidada pelo Presidente João Lourenço a fazer parte do Conselho da República, se tornando assim no mais jovem membro do órgão presidencial.






Nelito Ekuikui, jurista  de formação, Deputado a Assembleia Nacional e secretário provincial da UNITA em Luanda, é dos jovens que mais se ouvem na sua organização. Ekuikui goza de simpatia de membros seniores do galo negro, quer do braço juvenil quer dos dois principais órgãos deliberativos, nomeadamente, Comissão Política e Comité Permanente. Essa sua aceitação faz com que seja ouvido até nas questões que transcendem interesses partidários.





Joice Zau, eleita nos prêmios "Africans Rising Activism Awards", como a ativista artista do ano no continente africano, a jovem poetisa tem se destacado a nível nacional e não só, usado a arte como sua arma de luta para uma sociedade mais justa. 







Francisco João Domingos ou simplesmente Predador de Notícias, licenciado em marketing pela Universidade Federal de Brasília, é o ceo do canal do YouTube EMS TV o líder de “audiência” do País nesta especialidade, e tem servido como um meio de pressão e de fazer opinião. Com este canal que em dois anos conseguiu mais de 20 milhões de acessos, consegue penetrar nos mais variados círculos da vida nacional. 





Crispiniano dos Santos, é membro do BP e do Comité Central do MPLA, Crispiniano dos Santos, foi eleito Primeiro Secretário da JMPLA no VIII Congresso Extraordinário daquela Organização juvenil. É das vozes que mais se ouvem no Kunene, quando se trata de questões públicas na província e não só, e, onde exerceu o cargo de primeiro secretário da juventude dos camaradas até a sua eleição para o cargo de primeiro secretário Nacional. Crispiano, é dos poucos jovens que mesmo estando numa localidade que se situa longe da capital angolana tem acções cujos resultados chegam.




Salazar Sabalo( Sacatindi), 32 anos, jurista, de profissão, estudante de criminologia e activista, actualmente residente em Lisboa, é o jovem que a partir de Portugal dinamizou Benguela em termos de manifestações, e actuamente, tem levado a cabo denúncias contra corrupção dentro do aparelho do Estado. O jovem com mais seguidores na província de Benguela, é a pessoa mais influente na segunda maior cidade do país, mesmo não vivendo naquela parcela do território angolano.



Domingos Bitico, 30 anos, foi o concorrente vencido na ultima eleições da JMPLA, e actual Coordenador de Disciplina e Auditoria do Comité Provincial daquele Partido, do Kuanza-Norte. Jovem de trato fácil e com forte capacidade de persuasão o que o torna num dos mais interventivos da sua classe, sendo, por isso, uma voz autorizada, hoje, na classe política juvenil.




Hitler Samussuku, 32 anos, formado em ciências políticas, foi membro integrante do conhecido caso os 15+2, e actuamente, tem se destacado na organização de diversas manifestações contra o governo de João Lourenço.





Hemingarda Fernandes, nascida no município de Ícolo e Bengo,  é membro do BP e do Comité Central do MPLA. Em 2009, foi coordenadora do núcleo da JMPLA na Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto e, de 2009 a 2011, desempenhou as funções de primeira secretária de base do Comité do Ensino Superior da JMPLA, e em 2014 foi a primeira secretária do Comité do Ensino superior da JMPLA.


A jovem é a segunda mulher a assumir a direção da organização que congrega os militantes jovens do partido no poder na maior praça eleitoral de Angola. 





Fly Skuad, músico e ceo da RRPL, se tornou nos últimos 6 anos numa das pessoa mais  influente na cultura angolana e nas redes sociais, e a batalha de rompimento RRPL fundado por ele se tornou  fonte de rendimento para muitos jovens e famílias. 



Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários